26 de abril de 2024

Adaptador facilita a instalação de suporte de garrafa

Um dos acessórios mais utilizados em bicicletas são os suportes de garrafas ou caramanholas, a ponto de muitas lojas de bicicletas oferecerem este item, acrescido de uma garrafinha, como brinde pela compra da bike.

Entretanto, alguns modelos de bicicleta, em especial as dobráveis e infantis, que não possuem a furação necessária para sua instalação. Embora alternativas como fixar os suportes ao quadro utilizando abraçadeiras metálicas e zip-ties possam ser viáveis, muitas vezes acabam por arranhar a pintura do quadro e até machucar o ciclista.

Alguns mecânicos e lojistas chegam até a sugerir o absurdo de se fazer furos no quadro, o que compromete a segurança, a durabilidade e a estética, além de invalidar a garantia do fabricante.

Uma alternativa interessante e viável para instalar suportes em bikes sem furação é o adaptador APB 300, produzido na França pela B’Twin e comercializado exclusivamente pela rede de lojas Decathlon.

O adaptador possui duas cintas de borracha ajustáveis  que abraçam o quadro, enquanto que uma pequena base permite a instalação do suporte de caramanhola, que é fixado pois dois parafusos através de uma chave allen de 5mm. Uma atenção especial deve ser dada durante a instalação do suporte, já que a base plástica do adaptador APB 300 pode ser facilmente danificada caso o aperto dos parafusos seja excessivo. Uma base metálica seria mais apropriada.

O APB 300 é compatível com a maioria dos modelos de suporte de garrafas do mercado e perite ainda a instalação conjunta de um suporte para bombas de ar.

Embora ajustem-se a uma boa parte dos quadros de bicicletas, as cintas de borracha poderão não funcionar em tubulações mais finas. Além disso, por serem de borracha flexível, não é recomendável a utilização em bicicletas de MTB, devido à vibração.

O adaptador B’Twin APB 300 é comercializado ao preço de R$ 19,90, um bom valor se comparado a outras alternativas de se fixar um suporte de garrafas. Trata-se sem dúvida de uma boa alternativa para as bicicletas infantis, e de passeio que não contam com entradas no quadro.

Praticidade e baixo custo

Custo x Benefício
Facilidade de instalação / uso
Versatilidade
Durabilidade

Bom

Opção interessante e viável para a utilização de suportes de garrafa em quadros que não possuem parafusos de fixação. O produto é recomendado apenas para bicicletas de passeio e pode não funcionar para quadros de tubulação com diâmetro reduzido.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização