19 de abril de 2024

SRAM anuncia novo padrão ‘Boost’ para eixos de rodas

Fabricante norte-americano redesenha sua linha de cubos, rodas e amortecedores, que passam a utilizar eixos mais longos, com 148mm na roda traseira e 110mm na dianteira

A marca estadunidense SRAM, proprietária das marcas RocShox, Truvativ e Avid, apresentou esta semana uma pequena revolução em sua linha de produtos. A nova tecnologia Boost será composta por uma série de componentes que terão como padrão a nova medida de eixos de roda 148 e 110mm, em detrimento das medidas 100 e 142 milímetros utilizadas atualmente.

O novo padrão de medidas foi desenvolvido em parceria com o fabricante de bicicletas Trek e tem como principais objetivos:

  • Aumentar a rigidez e a durabilidade das rodas;
  • Aprimorar a eficiência da pedalada e a precisão na condução;
  • Possibilidade de se criar geometrias de quadros com stays mais curtos, mesmo em bicicletas com rodas maiores;
  • Blocagens suspensões dianteiras mais largos, rígidos e com menos torção;
  • Maior espaço entre o quadro e os pneus.

A nova tecnologia Boost não é compatível com os atuais componentes SRAM e deve ser utilizada em conjunto. Segundo o fabricante, os novos cubos e rodas proporcionarão níveis de rigidez jamais alcançados pelos atuais padrões. Comparativamente, uma roda de 29″ com o novo eixo Boost de 15 × 110mm é mais rígida que uma modelo aro 26″ com eixo de 15 × 100mm.

SRAM

Além do novo tamanho, a tecnologia Boost utilizará em suas blocagens o sistema Torque Cap, que possui maior superfície de contato entre a roda e a suspensão ou quadro, melhorando drasticamente os níveis de segurança e confiabilidade.

Os primeiros garfos amortecedores a chegar ao mercado com a nova tecnologia serão os RockShox modelos SID, Reba e Pike 2016, que estarão disponíveis ao fim deste semestre. Devido à nova tecnologia, que exige uma maior distância entre as pernas das suspensões, as mesmas serão compatíveis com o padrão de rodas 27.5+, utilizado por algumas fat-bikes.

SRAM

Pedivela – Com a alteração na medida dos eixos, torna-se necessária a substituição do pedivela pelos novos modelos XX1 e X1 1400 Boost, que utilizam uma única aranha de 24mm. Os novos pedivelas são compatíveis apenas com cubos 148mm, resultando em um chainline de 52mm. O Q-Factor não foi alterado.

SRAM

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização