19 de abril de 2024
Foto: Portal Fórum

Ciclistas do Brasil e do mundo fazem ato em apoio às ciclovias de São Paulo

Após decisão da Justiça de interromper a construção de ciclovias na capital paulista, a “bicicletada” acontecerá em ao menos 17 cidades brasileiras e em outros 8 países

A defesa das ciclovias de São Paulo chegou a níveis internacionais. Para a próxima sexta-feira (27), estão marcadas manifestações de ciclistas em ao menos 17 cidades brasileiras – além da capital – e em outros oito países.

O ato, inspirado na Massa Crítica de Portugal (movimento que luta por espaço aos ciclistas nas cidades), foi motivado pela recente decisão da Justiça paulista em determinar a paralisação da construção de ciclovias em andamento. De acordo com o juiz, a interrupção foi determinada pela falta de “planejamento” e “estudos prévios”.

A prefeitura, no entanto, garante que há, sim, estudo e planejamento para a construção das vias e prometeu enviá-los à Justiça para, assim, retomar as obras.

As ciclovias começaram a ser implantadas pela prefeitura de São Paulo no início de 2014. Atualmente, a cidade conta com mais de 200 km de vias exclusivas e ciclofaixas e a gestão municipal promete, até 2016, chegar aos 400 km.

Até o momento, já confirmaram atos de defesa das ciclovias de São Paulo as cidades de Aracaju, Brasília, Fortaleza, Juiz de Fora, Maringá, Niterói, Recife, São José dos Campos, Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Blumenau, Florianópolis, Campo Grande e Natal.

Fora do país, haverá protestos também na Romênia, Inglaterra, Itália, Guatemala, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e outros a confirmar.

Na capital paulista, o ato será na Praça do Ciclista, na avenida Paulista, a partir das 20h.

Confira abaixo os eventos no Facebook:

No Brasil

No Exterior

Fonte: Portal Fórum

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização