29 de março de 2024
Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília

Linha Sport Clean promete acabar com o mau odor em roupas esportivas

Empresa brasileira lança linha de produtos composta por um lava roupas e um limpador bactericida, que utiliza alta tecnologia para promover a limpeza e a higienização de roupas, luvas, capacetes e sapatilhas de ciclismo

Todo ciclista praticante sabe das dificuldades em se tentar eliminar o mau odor típico das roupas confeccionadas em tecidos sintéticos. Se por um lado, tecidos de alta tecnologia proporcionam conforto, leveza, respirabilidade e  isolamento térmico, entre outras qualidades, por outro lado, uma vez que adquirem o ‘cheirinho de sovaco vencido” dificilmente voltam ao normal, por mais sabão que utilizemos nas lavagens.

Isto ocorre porque os fios sintéticos utilizados em roupas esportivas costumam ser 100 vezes mais finos que um fio de cabelo e, devido à sua trama, tendem a reter partículas orgânicas que proporcionam a proliferação de micro-organismos que causam o mau odor.

Para solucionar o problema, uma empresa brasileira, a Sport Clean, com larga experiência no desenvolvimento de produtos de higienização e conservação de artigos e ambientes esportivos, criou dois produtos que prometem e muito facilitar a vida dos ciclistas. Trata-se do higienizador de artigos esportivos e do lavador de roupas sintéticas Sport Clean. De acordo com o fabricante, os dois produtos promovem uma limpeza profunda nos tecidos sintéticos, removendo as partículas orgânicas, além de higienizar e eliminar os maus odores.

Lava roupas sintéticas e esportivas Sport Clean

Lava roupas sintéticas e esportivas Sport CleanO lava roupas Sport Clean possui uma formulação desenvolvida para lavar e higienizar tecidos sintéticos e esportivos.

Sua ação limpante foca na remoção de suor, partículas de pele e gorduras, além de combater a proliferação de bactérias e fungos, prevenindo assim os odores indesejáveis.

Além disso, seu poder de limpeza atua sem a necessidade de se esfregar a roupa durante a lavagem, o que contribui para preservar a elasticidade, modelagem e vida útil das roupas.

O lava roupas Sport Clean possui um cheiro bastante agradável, suave e não intrusivo, além de ser biodegradável.

Como usar – O produto é de fácil utilização. Para se lavar até 4 peças de roupas, basta diluir uma tampa medida em 5 litros de água. Em seguida, mergulhe totalmente as roupas na solução, o menos emboladas possível. Deixe agir de 30 a 45 minutos, não é necessário esfregar as roupas.

Após o procedimento de lavagem, basta enxaguar bem, retirar o excesso de água (não torcer, para não danificar os tecidos) e secar à sombra.

Eficiência – Confesso que fui bastante cruel para o teste, ao experimentar o produto em uma camisa utilizada em uma trilha de MTB, a qual deixei embolada em um canto durante um dia inteiro (ATENÇÃO!!! não tentem isto em casa!). O odor resultante ficou entre um cruzamento de queijo Limburgo com o sovaco da imperatriz Josefina.

Utilizei o produto segundo as instruções e, ao final da secagem, surpresa! Tanto o queijo quanto a Josefina haviam, literalmente, escorrido pelo ralo.

No que diz repeito às sujeiras mais resistentes, como manchas de barro e de lama, o Sport Clean não as removeu de forma eficiente. É preciso destacar, entretanto, que esta não é a utilização primária do produto, que não veio ao mercado para competir com os sabões em pó e tira-manchas que encontramos facilmente nos supermercados.

O lava roupas Sport Clean foi criado para limpar e higienizar tecidos sintéticos, preservando e aumentando a vida útil das roupas esportivas e isto ele faz muito bem.

Talvez por isto, acredito que os ciclistas de estrada, triatletas e ciclistas urbanos, que usualmente não tem contato direto com barro e lama sejam os maiores beneficiários deste produto.

Higienizador esportivo Sport Clean

Sport CleanO limpador bactericida e fungistático, ou simplesmente higienizador esportivo Sport Clean é uma verdadeira mão na roda para os ciclistas que utilizam seus equipamentos com frequência.

Sapatilhas, luvas e capacetes são itens que nem sempre podem ser lavados com frequência ou corretamente, o que invariavelmente causa o acúmulo de partículas orgânicas, um prato cheio para a proliferação de micro-organismos que causam contaminações e maus cheiros.

O limpador bactericida e fungistático Sport Clean, apresentado na forma de spray, permite sua aplicação diretamente no local, permitindo a higienização e desodorização imediata sem a necessidade de enxágue.

Por utilizar utilizar água como solvente, o higienizador não ataca a pele nem o acessório a ser limpo, além de ser biodegradável.

Como usar – Borrife o produto até que a área a ser higienizada fique bem umedecida e uniforme. Deixe agir por no mínimo 30 minutos, deixando secar a sombra. Caso necessário, remova o excesso com papel descartável ou pano seco e limpo.

Eficiência – Mesmo para quem possui mais de um capacete ou um par de sapatilhas, é tarefa quase que impraticável ficar lavando estes acessórios a cada pedalada. Assim, um produto que possa limpar e higienizar, sem a necessidade de lavagem, acaba por se tornar algo imprescindível, como é o caso do limpador bactericida Sport Clean.

Como seu efeito é cumulativo, a eficiência torna-se maior a cada utilização, embora possa ser percebido já na primeira aplicação. Basta aplicá-lo, aguardar a secagem e pronto!

Testei o produto em capacetes, luvas e sapatilhas, sempre com o mesmo e ótimo resultado. Recomendadíssimo!

O produto é comercializado em sprays de 60 e 230ml, além da versão comercial de 5 litros, perfeita para a higienização de academias de spinning ou musculação. O preço médio da embalagem de 230ml é de apenas 25 reais, o que torna sua relação custo x benefício muito interessante.

Práticos e eficientes na remoção de odores

Eficiência na remoção de odores
Aroma
Remoção de sujeira (terra, barro etc.)
Facilidade de uso
Preço

Muito Bom!

Ambos os produtos são bastante práticos e eficientes, com eficácia acumulativa. Destaque para o higienizador Sport Clean, uma mão na roda para prevenir e eliminar odores de luvas, capacetes e sapatilhas

Conclusão – Embora não seja tão eficiente na remoção da terra e outros detritos tão presentes nas roupas de MTB (que aliás não é a proposta do produto), é inegável que o lava roupas Sport Clean higieniza e desodoriza de forma eficiente roupas sintéticas. Para os ciclistas de estrada e triatletas, o lava roupas da Sport Clean é um produto imprescindível e que aumentará e muito a durabilidade das caras roupas utilizadas por estas modalidades, já que permite a lavagem sem a necessidade de torcer ou esfregar o tecido, preservando assim, as fibras do mesmo.

Particularmente adorei o limpador bactericida em spray. Muito prático e com um excelente custo x benefício e sem similar no mercado nacional.

É bom lembrar que ambos os produtos possuem ação cumulativa, ou seja, seu potencial higienizador pleno ocorre após algumas aplicações, o que comprovamos nos testes.

A linha Sport Clean pode ser adquirida em lojas de artigos esportivos, bicicletarias ou diretamente no website do fabricante.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização