24 de abril de 2024

Designer cria bicicleta de madeira que combina roda com ‘pernas’ mecânicas

O designer norte-americano Ron Schroer construiu uma bicicleta de madeira no estilo penny-farthing que utiliza uma curiosa combinação de roda dianteira gigante e um sistema de pernas articuladas no lugar da roda traseira.

Boneshaker Bigwheel

Batizada de Boneshaker Big Wheel, a invenção, que é um misto de bicicleta com escultura cinética, tem o seu mecanismo baseado nos trabalhos do artista plástico holandês Theo Jansen, famosos por suas obras que se assemelham a esqueletos de animais, capazes de caminhar sozinhas utilizando a energia do vento.

Em uma primeira impressão, a Boneshaker remonta às antigas bicicletas do fim do século 19, mas basta olhar mais detalhadamente para se impressionar com a complexidade do sistema de pernas articuladas acionadas pelas pedaladas do ciclista. Segundo seu criador, embora pareçam apenas uma divertida curiosidade, as pernas articuladas permitem uma passagem mais suave por terrenos irregulares do que as rodas convencionais.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização