25 de abril de 2024

Guide Ultimate, o novo freio a disco topo de linha da SRAM

O fabricante norte-americano SRAM, proprietário da marca especializada em freios Avid, anunciou esta semana o lançamento oficial de seu freio SRAM Guide Ultimate.

Ao nomear o freio com sua própria marca, a SRAM sinaliza o desaparecimento gradual da linha Avid, bastante criticados por sua performance inconstante e inicia uma nova era focada em bater seu principal concorrente e atual líder no mercado, a Shimano.

Situado como topo de linha da SRAM, o novo Guide Ultimate caracteriza-se por sua leveza e potência de frenagem, capazes de satisfazer as exigências tanto de ciclistas de XC quanto das modalidades mais ‘agressivas’ do MTB.

Na busca de um freio potente, mas progressivo, a SRAM equipou a linha Guide com uma nova pinça denominada S4, que utiliza 4 pistões, um par com 14mm e o outro com 16mm de diâmetro.

SRAM Guide Ultimate

Para evitar que o aumento de temperatura durante a frenagem comprometa a performance, a carcaça das pinças foram desenhadas para proporcionar uma maior dissipação do calor, Além disso, cada pistão é revestido em molibdênio, metal que tem como principal característica resistir a temperaturas extremas sem expandir-se.

As manetes possuem corpo em titânio, onde fica localizado o reservatório de expansão do fluido do sistema, bem maior que nos modelos de freios da Avid.

SRAM Guide Ultimate Além da possibilidade de montagem ambidestra, as manetes contam com um sistema de sangria mais confiável, simples e rápido em relação aos modelos anteriores.

As alavancas, bastante ergonômicas, são construídas em fibra de carbono e possuem um prático ajuste externo de distância da manete em relação ao guidão, que dispensa o uso de ferramentas.

Os novos freios da linha Guide funcionam em conjunto com os novos rotores (discos) SRAM Centerline X, uma versão mais leve e robusta dos atuais rotores Centerline.

Novo rotor SRAM Centerline X
Novo rotor SRAM Centerline X

Com um design de duas peças, o Centerline X possui uma aranha central construída em liga de alumínio e a superfície de frenagem em aço, serão oferecidos em três diâmetros: 140mm (86g), 160mm (102g) e 180mm (125g), com opção de fixação no cubo através de seis parafusos ou CenterLock.

Os novos freios SRAM Guide Ultimate estarão disponíveis no mercado a partir de maio nas lojas de todo o mundo. Até o fechamento desta edição, não haviam informações sobre preços no Brasil.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização