19 de abril de 2024

5 maneiras infalíveis de destruir uma câmara de ar reserva sem sequer utilizá-la

Armazenar corretamente sua câmara reserva é a melhor maneira de se evitar surpresas desagradáveis durante o reparo de um pneu furado

Uma câmara de ar reserva é item obrigatório em qualquer mochila ou bolsa de selim de quem pedala. Por outro lada, poucas coisas são tão frustrantes como descobrir que a mesma está danificada justamente quando você mais precisa!

Para evitar este aborrecimento, garanta que sua câmara de ar reserva esteja sempre em bom estado e pronta para cumprir sua função, evitando estes 5 erros bastante comuns:

Prender a câmara de ar com fita isolante no canote ou trilho do selim

Fita isolantePara manter a câmara de ar sempre a mão, evitando esquecê-la, muitos ciclistas optam por fixá-la ao canote ou trilho do selim utilizando fita isolante.

Essa técnica, muito utilizada por atletas em competições, visa eliminar ao máximo a necessidade de ter que transportar mochilas ou bolsas, eliminando o peso supérfluo e agilizando o processo de troca da câmara durante uma prova.

Entretanto, o uso prolongado deste método pode fazer com que o sol, o calor e a poeira ressequem a câmara, danificando-a. Para piorar, os componentes químicos utilizados na adesivagem da fita isolante podem reagir com a superfície da câmara.

Portanto, a menos que você esteja participando de uma prova, dê preferência por armazenar sua câmara de ar dentro da mochila, bolsa de selim ou até mesmo no bolso da camisa.

Armazenar a câmara de ar na mochila ou bolsa por longos períodos de tempo

Uma câmara de ar armazenada em mochila ou bolsa de selins pode ser danificada pelo contato com objetos como chaveiros e ferramentas. Além disso, uma câmara de ar dobrada em condições não apropriadas de armazenagem podem ressecar e rachar nos pontos das dobras. Para evitar surpresas desagradáveis, teste ocasionalmente a câmara com uma bomba de ar, procurando por vazamentos.

Armazenar câmaras sem a tampa da válvula

Presta

As tampas de válvulas não são meros acessórios decorativos, mas sim componentes efetivos das câmaras de ar.

Uma câmara de ar sem tampa da válvula corre o sério risco de danificar-se. Isto é particularmente comum em câmaras de ar com válvulas Presta (bico fino), já que o parafuso e a rosca que impedem a saída do ar, são frágeis ficam desprotegidos fora do canister da válvula.

Mesmo as válvulas Schrader (bico grosso) não estão imunes a danos. A entrada de umidade e detritos poderá oxidar o mecanismo interno, inutilizando a mola e o mecanismo do obturador.

Deixar a câmara de ar no compartimento externo da mochila

Procure armazenar sua câmara de ar sempre que possível no compartimento interno da mochila, o mais protegida do sol e do calor possível.

O contato direto com o sol poderá tornar a câmara de ar quebradiça e menos elástica.

Utilizar ligas elásticas para manter a câmara de ar dobrada

Elástico

Com o tempo, as ligas elásticas utilizadas para manter as câmaras de ar dobradas poderão reagir quimicamente, causando furos.

Algumas câmaras de ar de competição, construídas em látex, são particularmente sensíveis ao problema.

Dê preferência por prender a câmara de ar com um retalho de câmara de ar velha, cortada em aros, ou melhor, utilize a dica abaixo para proteger, de forma eficiente, barata e ambientalmente correta, sua câmara de ar reserva.

Embalar a câmara de ar com uma meia velha é a melhor maneira de evitar que objetos soltos na mochila ou pochete a danifique
Embalar a câmara de ar com uma meia velha é a melhor maneira de evitar que objetos soltos na mochila ou pochete a danifique

Como proteger a câmara de ar de forma eficiente

Uma ótima maneira de reciclar suas meias velhas é utilizando-as como bolsa de proteção para suas câmaras de ar reserva. Desta forma, você evita que objetos soltos em sua mochila ou pochete danifiquem a câmara de ar, causando surpresas desagradáveis no momento em que você mais precisa dela.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização