25 de abril de 2024
Foto: Everson Bressan / SMCS

Prefeitura de Curitiba testa estação para locação de bicicletas elétricas

Locação irá custar 30 reais por hora, com tempo mínimo de 30 minutos. Projeto será testado por seis meses e, caso aprovado, poderá ser ampliado, diz prefeito

A Prefeitura de Curitiba lançou oficialmente, nesta quinta-feira (02), um projeto-piloto de locação de bicicletas eletricamente assistidas (e-bikes). O serviço será testado durante seis meses e, caso seja aprovado, poderá ser ampliado, via licitação, para diferentes pontos e parques da cidade.

Foto: Everson Bressan / SMCS
Foto: Everson Bressan / SMCS

A estação de locação de bicicletas elétricas está instalada em um eco-contêiner em frente ao Museu do Automóvel e irá funcionar todos os dias da semana, das 10h às 19 horas. O tempo mínimo de locação é de meia hora, a um custo de R$ 15,00, contando, a partir daí, R$ 0,50 por minuto.

O projeto soma-se a outras medidas já adotadas pela Prefeitura de Curitiba para incentivar o uso da bicicleta, como a instalação de ciclorrotas, ciclofaixas e paraciclos em vários pontos da cidade.

A proposta para implantação da estação de locação de bicicletas elétricas foi feita pela E-leeze Rental, protocolada como projeto-piloto para análise da Urbs, sem custos para o Município.

“Vamos avaliar a aceitação dos curitibanos e turistas, se há espaço para ampliação desse serviço e, então, abrir um processo de licitação para atender toda a cidade”, disse o prefeito Gustavo Fruet, que testou uma das bicicletas oferecidas para locação.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou co lançamento - Foto: Everson Bressan / SMCS
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou co lançamento – Foto: Everson Bressan / SMCS

“É mais um serviço voltado a incentivar o uso da bicicleta tanto para passeio e lazer quanto para deslocamento de trabalho e estudo”, afirmou o prefeito.

O presidente da Urbs, Roberto Gregorio da Silva Junior, explica que os técnicos irão acompanhar o desenvolvimento do projeto de locação nesses seis meses. “A ideia é testar novas propostas, novos conceitos e tecnologias que possam beneficiar a população”, disse.

Aluguel – Para alugar uma bicicleta é preciso ter mais de 18 anos. Na primeira locação é feito um cadastro, apresentando cartão de débito ou crédito e documento com foto. Na locação da bicicleta acompanha um capacete e o serviço oferece também opção de locação de cestinha para pequenos animais, cadeirinha para criança e um bike engate – bicicleta menor para ser engatada na elétrica.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização