24 de abril de 2024

e-Bike com painéis solares nas rodas dispensa tomada e troca de bateria

Bicicleta conceitual utiliza painéis solares instalados nas rodas, o que garante uma autonomia de até 60 quilômetros, a uma velocidade máxima de 50 km/h

Com o crescente mercado de bicicletas elétricas, uma questão ainda incomoda seus adeptos. Trata-se de sua autonomia. Muitos usuários ficam frustrados com a necessidade da recarga constante dos atuais modelos de e-bikes, fator que pode ser agravado caso não haja uma tomada por perto na hora da operação.

A SolarBike possui uma autonomia de até 60km
A SolarBike possui uma autonomia de até 60km

Pensando nisto, uma equipe de designers e engenheiros dinamarqueses desenvolveram a SolarBike, uma e-bike conceitual que traz novas possibilidades aos consumidores. A bicicleta conta com um motor elétrico similar ao de outros modelo, porém com um diferencial: sua bateria é recarregada com energia gerada por painéis solares instalados em suas rodas, dispensando assim o uso das tomadas e das trocas de baterias.

Com sua carga máxima, a bateria é capaz de gerar energia suficiente para uma autonomia de até 60 quilômetros, a uma velocidade máxima próxima dos 50 km/h.

Os painéis solares são instalados nas rodas da e-bike
Os painéis solares são instalados nas rodas da e-bike

Embora possua um grande potencial comercial, os desenvolvedores da SolarBike destacam que trata-se de um produto-conceito, sem previsão de lançamento comercial.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização