26 de abril de 2024
Foto: André Tambucci/ Fotos Públicas

Prefeitura de São Paulo lança aplicativo contador de ciclistas

Contador transmite em tempo real o número de ciclistas que passam pela ciclofaixa da Avenida Faria Lima. Objetivo é demonstrar a viabilidade do uso das ciclovias

A Prefeitura Municipal de São Paulo lançou esta semana um sistema experimental, que conta em tempo real a quantidade de ciclistas que passam pela ciclofaixa da Avenida Faria Lima, uma das vias mais movimentadas da capital. O objetivo, segundo os desenvolvedores do projeto, é comprovar a viabilidade da utilização das ciclovias da cidade.

A inciativa é parte de um projeto da prefeitura chamado São Paulo Aberta, que segundo o site oficial, “visa articular, integrar e fomentar ações de governo aberto”.

Uma câmera de vídeo monitora em tempo real os ciclistas que utilizam a via e transmitem, em tempo real, para um software especial que é capaz de detectar e separar o que é imagem estática do que é dinâmico, como pessoas, carros, ônibus. A partir de uma delimitação do espaço, no caso a ciclovia, o “Contador de Ciclistas” detecta apenas o que se passa naquele trecho. Apenas nesta quinta-feira, 9 de abril, às 18h haviam passado mais de 1350 ciclistas no ponto monitorado.

Ao disponibilizar em streaming o contador, a ideia é que ciclistas ou ainda população em geral possam também contribuir com sugestão de melhorias.

Segundo a prefeitura, a ideia é disponibilizar um webservice de todos os dados captados pela câmera através de um aplicativo para smartphones. Dessa forma, outros profissionais poderão trabalhar com esse volume de dados e a partir daí criar soluções em mobilidade.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização