25 de abril de 2024

Specialized apresenta dois novos modelos de hardtail no formato de rodas 27.5+

Novas bicicletas Fuse e Ruze utilizam o conceito ‘6Fattie’, com geometria 29er e rodas 27.5 polegadas com pneus de 3 polegadas de diâmetro

Em um mercado já saturado por dois padrões de roda distintos, o surgimento de mais um formato como o 27.5+ (também conhecido como 650B Plus) tornou-se objeto de especulação por um bom tempo.

O novo formato, que utiliza uma combinação de rodas de 27.5 polegadas com pneus “marombados” de 3 polegadas de largura em quadros com geometria 29er com traseira mais larga, ainda não havia despertado o entusiasmo de nenhum grande fabricante até então.

Os novos modelos utilizam o padrão 27.5+, chamado pela Specialized de ‘6Fattie’
Os novos modelos utilizam o padrão 27.5+, chamado pela Specialized de ‘6Fattie’

Ao que parece, o momento chegou. Um dos maiores fabricantes de bicicletas do mundo, a Specialized, liberou hoje (16) fotos de dois novos modelos de bicicletas hardtail a serem lançados no mercado com o padrão 27.5+, chamado pela empresa de ‘6Fattie’.

Se comparadas às bicicletas convencionais de cross-country, as novas Fuse e Ruze utilizam uma geometria mais relaxada e com um amortecedor dianteiro com maior curso. Os quadros são construídos em liga de alumínio M4, com a superfície de soldagem suavizada e roteamento interno dos cabos de transmissão. Tanto o amortecedor quanto os dropouts utilizam o novo padrão (mais um!) SRAM Boost, com eixos de 148mm na roda traseira e 110mm na dianteira.

O grande diferencial das novas bicicletas entretanto é o seu triângulo traseiro, cujos stays de 430mm são significativamente mais abertos para poderem acomodar rodas montadas em pneus de 3 polegadas de largura.

Tanto a Fuse quanto a Ruze utilizam stays mais abertos, capazes de acomodar pneus de até 3 polegadas de largura
Tanto a Fuse quanto a Ruze utilizam stays mais abertos, capazes de acomodar pneus de até 3 polegadas de largura

A utilização destes pneus, que trabalham com pressões em torno de 18psi, permitem um contato com a superfície do solo até 69% maior, o que se traduz em melhores índices de tração e controle. Adicionalmente, o maior volume de ar dos pneus (cerca de 56% a mais que pneus convencionais) aumenta o conforto na pilotagem.

Detalhe do chainstay da Fuse, denominado 'Diamond Stay' pela Specialized
Detalhe do chainstay da Fuse, denominado ‘Diamond Stay’ pela Specialized

Segundo o fabricante, tanto o modelo  Fuse (masculino) quanto o Ruze (feminino) serão disponibilizados nas versões Pro, Expert e Comp, que variam entre si quanto aos componentes utilizados. Até o presente momento, a Specialized não anunciou a data de lançamento oficial dos modelos.

Novos pneus 6Fattie Ground Control e Purgatory

De nada adianta o lançamento de bicicletas no formato 27.5+ se não existir a oferta de pneus compatíveis. Pensando nisto, a Specialized anunciou a produção das versões ‘anabolizadas’ de seus clássicos pneus Ground Control e Purgatory.

O modelo Ground Control, geralmente utilizado como pneu traseiro na maioria das bicicletas de Trail e Enduro da marca será oferecido na versão ‘2Bliss’, compatível com montagens tubeless.

Utilizado como pneu direcional, o Purgatory é outro modelo consagrado para utilização nas modalidades mais agressivas de mountain bike. Conhecido por não ser uma dos pneus mais leves do mercado (a versão 27.5 x 2.3″ chega a pesar 730g), provavelmente terá seu peso muito próximo a 1kg em sua versão 27.5+.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização