19 de abril de 2024

Trek adota o padrão 29+ com o lançamento da nova bicicleta Stache

Novo modelo, com stays assimétricos e ajustáveis entre 405 e 420mm, é compatível com os formatos de rodas 27.5+, 29 e 29+

Pouco a pouco, os grandes fabricantes de bicicletas passam nos oferecer (e muitas vezes a nos impor!) novos formatos e tecnologias muitas vezes incompatíveis com nossas bicicletas atuais.

Com o surgimento dos formatos de rodas 29″ e mais recentemente, das 27.5″, o desaparecimento gradual das bicicletas 26 polegadas no mountain bike ficou praticamente restrito às chamadas fat-bikes.

Porém, com o surgimento dos novos padrões 27.5+ e 29+, até mesmo estas bikes podem estar com seus dias contados e o tiro de misericórdia poderá ser dado por um dos maiores fabricantes de bicicleta do mundo.

Esta semana a marca norte-americana Trek anunciou o lançamento da nova Stache 29+, sua primeira bicicleta compatível com os formatos de rodas 27.5+, 29 e 29+.

Trek Stache

Assim como no formato 27.5+, as 29+ utilizam pneus de largura maior que os convencionais: 2,8″ a 3,25″, um meio caminho entre as medidas tradicionais e os pneus enormes das fat-bikes.

Segundo seus desenvolvedores, os novos formatos permitem uma maior tração, graças a sua maior superfície de contato com o terreno. Além disso, pneus com maior volume e menor pressão absorvem melhor os impactos, tornando a pilotagem mais confortável, o que se traduz em uma maior confiança na transposição de trechos técnicos.

Trek Stache

O quadro da nova Trek Stache 29+ foi projetado desde o início para trabalhar com estas novas medidas de roda. A bicicleta é compatível com os novos eixos de roda SRAM Boost, com eixos de 148mm na roda traseira e 110mm na dianteira (padrão criado pela Trek, por sinal!).

Para ser compatível com os três formatos de roda, o quadro da Stache conta com a possibilidade de se ajustar a distância dos dropouts entre 405 e 420mm. Assim, é possível a troca das rodas de acordo com a utilização da bicicleta:

  • 29+, para Trail e XC técnico;
  • 27,5+ similar à medida acima, mas com maior manobrabilidade;
  • 29″ XC competitivo.

Eixo

A utilização de stays muito longos traduz-se, via de regra, em bicicletas menos ágeis. A solução encontrada pela Trek foi elevar os stays e torná-los assimétricos (o stay do lado da corrente é significativamente maior que o do lado esquerdo) e curvar o tubo do selim, para deixar a roda traseira mais próxima.

Versões – Segundo a Trek, a nova Stache 29+ será oferecida em três versões distintas, além da possibilidade de se adquirir o quadro de forma avulsa. As bicicletas completas virão equipadas com os novos pneus Bontrager Chupacabra de 29+, com 3″ de largura e peso de 850 gramas cada.

Trek Stache 5

Trek Stache 5

Destinada aos apreciadores de XC competitivo, virá com garfo rígido e ângulo da caixa de direção mais fechado.

Trek Stache 7

Trek Stache 7

Equipada com o novo grupo SRAM GX 1 × 11 ve.locidades e amortecedor Manitou Magnum Comp

Trek Stache 9

Trek Stache 9

A versão mais ‘agressiva’ da linha vem equipada com grupo transmissor SRAM X1, canote de selim telescópico e amortecedor Manitou Magnum Pro.

Quadro Trek Stache

Vendido de forma avulsa, é construído em liga de alumínio Alpha Platinum

Quadro Trek Stache

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização