26 de abril de 2024

Luz de segurança para bicicletas Knog Blinder 1

A marca australiana Knog ainda é pouco conhecida por aqui, mas em seu pouco tempo de existência tem colecionado prêmios de design e inovação na área de acessórios de iluminação e segurança para ciclismo. Seu grande diferencial é produzir acessórios com apelo visual, qualidade na construção e preocupação ambiental.

Sua lanterna de segurança para bicicletas Blinder 1 encaixa-se perfeitamente neste foco, ao apresentar-se como um produto minimalista potente e durável, capaz de proporcionar até 11 horas de iluminação mesmo sob as piores condições climatológicas.

O Knog Blinder 1 é basicamente uma pequena lanterna de segurança cuja luz é fornecida por um único LED de alto brilho, protegido por uma lente de policarbonato, com 11 lumens de potência, o suficiente para tornar o ciclista visível em até 500 metros de distância.

De pequenas dimensões (25 x 25 x 33mm) e apenas 15 gramas de peso, ao ser desligado o o Blinder 1 passa quase que despercebido quando acoplado no capacete, no guidão ou no canote da bicicleta.

O Blinder 1 é oferecido em 9 opções de cores, duas cores de iluminação (branca ou vermelha) e seis opções de rosto
O Blinder 1 é oferecido em 9 opções de cores, duas cores de iluminação (branca ou vermelha) e seis opções de rosto

A lanterna tem sua lente e corpo construídos em policarbonato de alta resistência a impactos, reforçados por uma cobertura em silicone industrial de alta resistência à radiação UV. Esta cobertura sela praticamente toda a lanterna deixando a mostra apenas o rosto da lente (em alumínio) e os contatos metálicos da porta USB, responsáveis pela recarga da bateria.

Com isto, o Blinder 1 torna-se não apenas resistente, mas completamente a prova d’água e de poeira, podendo ser totalmente imerso na torneira para lavagem.

O Knog Blinder 1 é totalmente a prova d'água
O Knog Blinder 1 é totalmente a prova d’água

Em uso – É na estrada, entretanto, que o Blinder 1 mostra todo seu potencial. Fornecido em versões frontal (luz branca) e traseira (luz vermelha), nas potências de 15 e 11 lumens, respectivamente, é capaz de proporcionar visibilidade ao ciclista em até 500 metros de distância.

Com uma capacidade máxima de 2 horas com iluminação contínua e até 11 horas com luz intermitente, o Blinder 1 possui nada menos que cinco modos de iluminação: além da luz contínua e do strobo comum, possui mais dois modos de alertas combinados e o modo de economia.

O botão é embutido ao corpo da lanterna e, para ser ativado, necessita ser pressionado por mais de dois segundos, o que impede seu acionamento acidental. Um circuito eletrônico interno ‘lembra’ o modo de iluminação utilizado pela última vez.

Diferentemente de outros modelos de iluminação recarregável, o Blinder 1 não utiliza cabos ou adaptadores. Seu conector USB é engenhosamente incorporado ao corpo da lanterna e também é a prova d’água e de corrosão. Basta encaixar o Blinder 1 em qualquer porta USB para recarregá-lo. Uma carga completa demora cerca de duas horas, indicada pela luz do LED que fica verde quando a carga está totalizada.

O conector USB para recarga faz parte do corpo do Blinder 1 e é resistente à corrosão e à água
O conector USB para recarga faz parte do corpo do Blinder 1 e é resistente à corrosão e à água

Presilha problemática – Nem tudo são flores no Blinder 1, infelizmente. A sua única – e grande, infelizmente – desvantagem em relação à concorrência é seu sistema de acoplagem, construído para canotes de selim ou guidões com os diâmetros entre 22 a 32mm. Em qualquer outra medida corre-se o risco de, ou o Blinder ficar frouxo ou ficar muito apertado. O sistema, que utiliza o elástico do próprio corpo em silicone, não é ajustável e pode romper-se com o uso, caso fique muito esticado.

Conclusão

Trata-se, sem dúvidas de um dos melhores e mais práticos acessórios de sua categoria no mercado. Se a Knog vier a aperfeiçoar seu sistema de acoplagem, o produto poderá tornar-se um padrão absoluto em lanternas de segurança.

Eficiência e leveza

Design/Construção
Performance
Durabilidade
Peso
Preço

Bom

Uma iluminação de segurança que cumpre com louvor sua função, Alta visibilidade, facilidade de recarga e durabilidade fazem do Knog Binder 1 uma das melhores opções do mercado. Infelizmente, o sistema de fecho deixa a desejar.

No Brasil, a marca Knog é distribuída pela Royal Ciclo e o Blinder 1 pode ser encontrado na loja Bike’nFix em Brasília (61 3327-1604) ao preço de 120 reais.

Especificações técnicas

  • Dimensões: 25 x 25 x 33mm
  • Peso: 15g
  • Material: silicone industrial resistente à radiações UV. Corpo interno e lente em policarbonato.
  • Alimentação: Bateria de polímero de lítio-íon (recarregável através de porta USB);
  • Potência: 11 lumens;
  • Iluminação: Led único de alto brilho;
  • Visibilidade: até 500 metros;
  • Modos de iluminação: Contínua, Intermitente Rápida, Organic Flash Slow, Organic Flash Fast e Modo Econômico;
  • Duração da bateria: Até 2 horas em modo contínuo e 11 horas no modo Eco-Flash.

Agradecimentos: Bike’nFix

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização