28 de março de 2024
Foto: Velocio / Divulgação

4 modelos de bretelles que facilitam a vida das ciclistas na hora do aperto

Apesar de seu inquestionável conforto, uma situação em especial torna a utilização do bretelle problemática, em especial para as mulheres: a hora de ir ao banheiro

Quando o assunto é vestuário para ciclismo, não há a menor dúvida! Os bretelles são muito mais confortáveis que as tradicionais bermudas.

Ao contrário das bermudas, os bretelles (ou bib shorts, como são chamados nos Estados Unidos) não utilizam elástico na cintura, sendo fixados por meio de alças presas via de regra aos ombros do(a) ciclista). Com isto, o tecido adere de forma mais natural ao corpo, sem aperto nas regiões ventral e lombar. Este tipo de construção impede de forma mais eficaz que o forro movimente-se durante a pedalada, algo frequente em bermudas.

Nem tudo são vantagens no uso do bretelle, entretanto. Além de serem mais caros que as bermudas, uma situação em especial torna sua utilização problemática em especial para as mulheres: a hora de ir ao banheiro.

O necessidade de se desvencilhar das alças, que ficam ocultas pela blusa e, em algumas vezes jaquetas ou agasalhos e mochilas de hidratação muitas vezes obriga as mulheres ciclistas a praticamente ter que tirar quase todas as roupas ao irem ao banheiro. Esta situação é particularmente incômoda em trilhas de mountain bike, por razões óbvias…

Pensando nisto, alguns fabricantes de vestuário para ciclismo puseram suas cabeças para funcionar, produzindo algumas soluções engenhosas para tentar resolver o problema. O resultado são 4 modelos de bretelles que prometem facilitar a vida das mulheres ciclistas na hora do aperto. Confira:

Giro Ride Halter Bib

Giro Ride Halter Bib

A marca norte-americana Giro utilizou uma solução simples, porém eficaz. O bretelle Ride Halter Bib é mantido em sua posição por uma única alça que fica presa ao pescoço e não aos ombros. Desta forma, basta puxar a alça por cima da cabeça para liberar o bretelle, sem a necessidade de se retirar a blusa, embora a retirada do capacete facilite a operação.

O exclusivo design permite que seja utilizado apenas com um top nos dias de calor intenso. O tecido utilizado na região das pernas é do tipo compressivo e possui nas barras bordas siliconadas que a mantém no lugar. Já a parte frontal é confeccionada em tecido telada, de ampla respirabilidade e ventilação.

Seu forro utiliza a tecnologia CyTech que garante ótimo nível de conforto, mesmo em pedaladas de longa duração.

O Bretelle Giro Ride Halter Bib pode ser adquirido na Amazon por 149,95 dólares, nos tamanhos XS, S, M e L.

Specialized SL Pro

Specialized SL Pro Bib ShortsSempre preocupada com a qualidade e praticidade de seus produtos, a Specialized criou uma das soluções mais interessantes para um ‘pit stop’ rápido. O bretelle feminino SL Pro conta com um exclusivo fecho magnético em sua alça posterior, que permite sua abertura com apenas uma das mãos.

Confeccionado em tecido exclusivo VaporRize, que ajuda na evaporação do suor pela malha e possui índice de proteção UV 50+, o bretelle SL Pro utiliza a tecnologia Cold Fabric, que reduz a temperatura na superfície nas cores escuras do tecido utilizado na região traseira do bretelle.

O bretelle prima por sua qualidade no acabamento, onde a costura é feita por cima da dobra do cós com impresso em silicone. O forro utilizado é o Body Geometry SL Pro Women.

O bretelle feminino Specialized SL Pro pode ser adquirido nas revendas autorizadas da marca ao preço médio de 700 reais.

 Velocio Superfly

Velocio

Conhecida pela alta qualidade de seu vestuário, a Velocio partiu para a solução mais radical dos modelos apresentados. Seu bretelle Superfly utiliza um zíper na parte posterior, isolado da região lombar da ciclista.

O bretelle possui tecido telado em sua parte frontal e compressivo na região das pernas. O acabamento das barras utiliza banda siliconada Velocio Leg Band que a mantém firme no lugar sem desconforto para a ciclista.

O bretelle Superfly pode ser adquirido diretamente no website da Velocio, ao preço de 229 dólares.

Velocio

Endura Women’s FS260-Pro Bibshorts

Endura

Outra solução com zíper, desta vez ainda mais radical. A marca escocesa Endura utiliza em seu modelo FS260-Pro um enorme zíper arqueado, que vai de uma lateral da coxa a outra, facilitando a utilização no banheiro.

Os tecidos utilizados na confecção deste modelo possuem proteção UV +50, e são do tipo compressivo, com bordas siliconadas na barra das pernas.

O bretelle Endura FS260-Pro pode ser adquirido na Evan’s Cycles por 71,24 libras mais despesas de envio.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização