19 de abril de 2024

Trek anuncia recall de blocagens de rodas de sua linha MTB recreacional

Utilização incorreta do componente pode causar sérios acidentes ao ciclista. Medida afeta mais de um milhão de bicicletas, comercializadas entre 2000 e 2015

Um dos maiores fabricantes de bicicletas do mundo anunciou hoje o recall de todas as suas blocagens de rodas produzidas a partir de 1999 para uso nas linhas recreacionais de MTB, estrada e passeio.

Em uma decisão inédita na história do ciclismo, a Trek, em cooperação com a US Consumer Product Safety Commission, deu início ao recall de todas as blocagens de rodas dianteiras de suas bicicletas de nível básico e intermediário.

A medida afeta nada menos que um milhão de bicicletas, comercializadas pela marca entre 2000 e 2015, equipadas com freios a disco na roda dianteira e blocagens nas cores prata ou preta.

De acordo com o fabricante, este modelo de blocagem, amplamente utilizado em bicicletas em todo mundo (e não apenas nas bicicletas Trek), permite que sua alavanca seja acionada em um ângulo superior a 180 graus, o que pode fazer com que a mesma destrave a roda. Outro risco levantado foi a possibilidade da alavanca entrar em um dos orifícios do rotor de freio, causando acidentes (ver figura abaixo).

Trek

A Trek informa que modelos de blocagens que não fechem a um ângulo superior aos 180 graus não necessitam de substituição. O fabricante informa que está realizando o recall por mera precaução já que as blocagens, quando corretamente utilizadas, não oferecem risco ao ciclista.

Usuários que possuam bicicletas com este tipo de blocagem e que queiram realizar a troca gratuita da mesma deverão entrar em contato com os distribuidores da marca Trek até o dia 31 de dezembro de 2015.

A Trek ressalta que as blocagens afetadas pela operação de recall não oferecem risco, caso sejam utilizadas corretamente, já que o problema só ocorre quando a alavanca é posicionada em um ângulo acima de 180º.

Para maiores informações, visite www.trekbikes.comwww.cpsc.gov.

Atualização – Logo após a publicação desta matéria, a assessoria de imprensa da Trek Brasil entrou em contato conosco informando quais os procedimentos a serem adotados pelos proprietários brasileiros de bikes da marca, já que nossas normas sobre procedimentos de recall divergem das adotadas pelos norte-americanos.

Segue abaixo a nota oficial da Trek Brasil:

Aviso de segurança

Algumas bicicletas Trek foram vendidas equipadas com freios a disco e uma alavanca de blocagem rápida dianteira que abre mais que 180°. Se a blocagem rápida for mal ajustada, ou deixada aberta numa bicicleta que também possua um freio de disco dianteiro, a alavanca da blocagem rápida pode ficar presa nesse conjunto. Se isso acontecer, a roda dianteira poderá se soltar do garfo dianteiro ou sofrer uma parada súbita e o ciclista poderá perder o controle da bicicleta.

A Trek preza pela segurança do ciclista, que deve sempre ajustar corretamente a blocagem rápida da bicicleta antes de pedalar. O Manual do Proprietário Trek contém instruções detalhadas para a instalação e remoção adequada da blocagem rápida. Caso o usuário não possua esse manual o mesmo deve consultar o revendedor Trek local.

Informações adicionais sobre o ajuste adequado da blocagem rápida, incluindo vídeos sobre a instalação e remoção da mesma estão disponíveis no site da Trek e outros vídeos demonstrando o ajuste adequado dela estão disponíveis no canal YouTube da marca. Recomendamos revisar esses materiais e consultar o revendedor Trek local para sanar quaisquer dúvidas a respeito do uso adequado da blocagem rápida.

A segurança do usuário Trek é muito importante, portanto caso deseje, a marca substituirá o mecanismo de blocagem rápida dianteiro das bicicletas afetadas gratuitamente. Isto inclui a substituição da blocagem rápida especialmente projetada com arruelas, se já tiver sido instalada na bicicleta.

Modelos afetados:

Qualquer bicicleta Trek equipada com freios a disco e uma alavanca de blocagem rápida dianteira que possa abrir mais que 180º e entrar em contato com o conjunto de freio a disco é afetada. Caso o ciclista não tenha certeza se a bicicleta possui essa combinação, recomenda-se levar a um revendedor Trek local para uma inspeção gratuita.

O que Trek fará pelos proprietários de uma bicicleta em recall:

A Trek fornecerá a troca da blocagem rápida, incluindo a instalação, gratuitamente através de um revendedor da marca. Além disto, o cliente também receberá um cupom de desconto no valor de R$50,00 para a compra de itens Bontrager (exceto sapatilhas), no momento da troca da blocagem, e desde que efetuada até o dia 31 de dezembro de 2015. Este cupom não representa valor em dinheiro.

Mais informações: www.trekbikes.com/br/pt/support/safety_and_recalls/

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização