19 de abril de 2024

Ferramenta promete facilitar a vida de que usa pneus tubeless com selante

MilKit permite a conferência e adição do líquido selante sem a necessidade de desmontar os pneus e compressores de ar, tornando a operação possível de ser realizada até mesmo em casa

Quem utiliza pneus sem câmara (tubeless e tubeless-ready sabe de cor suas inúmeras vantagens sobre os similares com câmara de ar. Entretanto, para que um bom sistema tubeless funcione corretamente e sem falhas, é necessário que se confira com frequência o nível de selante no interior do pneu.

Para conferir o nível de selante é necessário que o pneu seja desmontado
Para conferir o nível de selante é necessário que o pneu seja desmontado

Embora a operação não seja em si difícil, é relativamente demorada e sujeita a ‘lambança’, caso você derrame selante no chão. Devido a isto, a maioria dos ciclistas prefere realizar a manutenção em oficinas especializadas.

Um novo produto anunciado esta semana promete facilitar a vida tanto dos mecânicos profissionais quanto dos ciclistas que gostam, eles próprios, de fazer a manutenção em suas bicicletas.

Desenvolvido na Suíça pelo engenheiro Pius Kobler e pelo empresário Sven Rizzotti, o MilKit é um sistema composto por duas válvulas para rodas tubeless do tipo Presta e uma seringa especial.

Milkit

A chave para a funcionalidade do MilKit são as suas válvulas que substituem as válvulas originais das rodas. Embora sua aparência externa não as diferencie de uma válvula comum, elas possuem em seu interior um segundo obturador de ar.

Normalmente, quando se retira o núcleo da válvula, o ar no interior do pneu sai. Isto não acontece com a válvula MilKit, que mantém tanto o ar quanto o selante residual que esteja no interior do pneu, até que a mangueira da seringa coletora penetre em seu interior:

As válvulas MilKit possuem um segundo obturador de ar em sua base, que impede que o ar escape mesmo com a retirada do núcleo
As válvulas MilKit possuem um segundo obturador de ar em sua base, que impede que o ar escape mesmo com a retirada do núcleo

Ao abrir a torneira da seringa, o selante que está no pneu penetra no interior da seringa, permitindo medir sua quantidade com precisão. Caso seja necessário, basta completar o nível do líquido através da seringa, tudo de forma fácil, rápida, sem sujeira e o melhor, sem a necessidade de desmontar o pneu, o que exigiria a necessidade de um compressor de ar na remontagem.

Milkit

De acordo com seus desenvolvedores, o MilKit não será vendido em lojas. Aqueles que se interessarem em adquirir o produto podem fazê-lo através do site de financiamento coletivo Indiegogo ao preço de 49 dólares (2 válvulas e a seringa aplicadora, selante não incluso).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização