25 de abril de 2024

Designer cria quadro em polímero treliçado impresso em 3D

Tecnologia da estereolitografia abre a possibilidade de que, em um futuro próximo, qualquer pessoa possa imprimir seu próprio quadro de bicicleta

A impressão 3D promete revolucionar a indústria ciclística nos próximos anos. Atualmente, a tecnologia permite aos fabricantes de bicicleta desenhar quadros mais leves ao distribuir melhor a espessura do material trabalhado, de forma manter sua resistência estrutural.

De fato, dependendo de sua estrutura e matéria-prima, um quadro impresso em 3D pode chegar a ser mais resistente que um construído da forma tradicional.

3D

O designer industrial australiano James Novak é um dos muitos projetistas que apostam na impressão em 3D para a produção de quadros para bicicleta. Seu mais novo modelo, uma bicicleta com quadro trefilado impresso em resina líquida fotocurável (que enrijece em contato com a luz), mostra muito bem as inúmeras possibilidades desta tecnologia.

3D

O quadro é composto por uma resistente e intrincada treliça, construída a partir de uma tecnologia de impressão 3D denominada estereolitografia ou foto-solidificação, onde um laser ultravioleta é usado para solidificar partes de uma resina líquida especial. Onde o laser incide, ocorre uma reação química (a polimerização) que torna a resina originalmente líquida em um sólido.

Após a construção de cada camada, um elevador desloca a plataforma móvel para baixo o suficiente para permitir a fabricação da camada subsequente. O processo é repetido sucessivas vezes até o quadro estar completo.

Após o processo, o quadro é introduzido em um forno de radiação ultravioleta para ser submetido a uma cura completa, o que aumenta sua resistência.

James Novak

Embora Novak tenha consumido cerca de 150 horas de trabalho para criar o modelo, cada quadro leva apenas dois dias para ser impresso, o que não apenas viabiliza o projeto, como abre a possibilidade de que, em um futuro próximo, possamos imprimir nós mesmos, nossos próprios quadros de bicicleta.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização