19 de abril de 2024
Trilha da Rainha Charlotte - Foto: Divulgação / New Zealand Tourism

Nova Zelândia, o paraíso das trilhas de mountain bike

Com mais de 350 trilhas feitas especialmente para bicicletas, não há meio melhor de explorar as paisagens e o magnífico cenário da Nova Zelândia do que pedalando

Por Kurt Ribeiro*

O governo da Nova Zelândia investe todos os anos no ciclismo, tanto profissional como nas áreas de turismo e recreacional. Desde a minha chegada aqui, há 12 anos atrás, tenho visto mudanças incríveis, que beneficiaram todos os segmentos em que a nossa amiga bike esteja envolvida. É muito gratificante ver e participar deste crescimento.

A Nova Zelândia está se tornando um dos maiores e melhores playgrounds mundiais para ciclistas, com eventos e competições reconhecidos mundialmente.

São mais de 350 trilhas feitas especialmente para as bikes, espalhadas por todo país. Além destas, existem muitas outras que são compartilhadas com a galera que curte caminhadas e também as trilhas privadas. Sem dúvida, existem trilhas para todos os gostos.

Trilha da Rainha Charlotte - Foto: Camilla Stoddart
Trilha da Rainha Charlotte – Foto: Camilla Stoddart

Vou contar um pouquinho para vocês a respeito de uma trilha muito especial e muito famosa da Nova Zelândia. Essa trilha é preservada e mantida pelo Departamento de Conservação da Nova Zelândia, que é o órgão responsável por todo o meio ambiente do país.

A trilha é um verdadeiro ícone do país. Existem muitos fatos que lá ocorreram antes, durante e após a colonização inglesa.

Trilha da Rainha Charlotte
Trilha da Rainha Charlotte

A trilha da Rainha Charlotte foi nomeada em homenagem a esposa do Rei George III, que foi muito importante para os Maoris (indígenas locais) na época.

O percurso pode ser realizado de várias maneiras. Começando pela sua chegada no país, é possível pegar um voo direto de Auckland até Blenhein e lá alugar uma van para chegar até Picton, ponto de partida da trilha.

O percurso entre Wellington e Picton pode ser feito de navio/balsa
O percurso entre Wellington e Picton pode ser feito de navio/balsa

Outra alternativa é pegar um voo até Wellington e de lá fazer uma viagem de navio/balsa (veja foto acima) de cerca de 4 horas de duração até Picton.

Caso disponha de tempo, é possível ir de carro, atravessando toda parte sul da Ilha Norte, onde irá conhecer muitas outras lindas cidades no caminho e desfrutar de atividades e atrações únicas só encontradas na Nova Zelândia. Existem muitos lugares para pedalar por lugares que você irá passar.

Trilha da Rainha Charlotte
Trilha da Rainha Charlotte

A Trilha da Rainha Charlotte possui um extensão de 71 quilômetros e acomoda todo tipo de ciclistas, desde o mais experiente até o iniciante. Existem subidas íngremes e descidas técnicas, que podem ser desviadas para outros trechos mais fáceis, para aqueles que desejam uma trilha mais leves.

É possível ainda realizar o percurso de caiaque ou pode-se fazer uma mistura de bike/caiaque/caminhada.

Trilha da Rainha Charlotte
Trilha da Rainha Charlotte

A trilha pode ser feita facilmente em dois dias por ciclistas com um mínimo de preparo físico. Para aqueles que gostariam de apreciar um pouco mais as lindas paisagens das trilhas, é possível fazê-la em 3 dias com hospedagem.

Por falar em paisagem, a trilha é localizada em uma área chamada Marlbourough Sounds. Para quem não sabe como são os ‘Sounds’, eles são formados por um afundamento do solo no meio de montanhas causados por rios. O mar inunda essas áreas com formações de colinas acentuadas, que formam baías e enseadas ao longo da área, muito parecidos com os canyons.

Foto:  Rowan Hick
Foto: Rowan Hick

Você irá pedalar no topo dos Sounds alternando até as margens do oceano Pacífico, passando por praias desertas, cachoeiras e muitas outras imagens cinematográficas.

Marlborough Sounds - Foto: Rob Suisted
Marlborough Sounds – Foto: Rob Suisted

A paisagem nessa área é uma das mais bonitas que seus olhos presenciarão durante sua vida. Deus foi muito generoso com a natureza da Nova Zelândia e várias espécies de aves, golfinhos, focas, leões marinhos, pinguins, arraias e até baleias podem ser observadas durante sua visita a Marlborough Sounds.

Existem hospedagens para todos os gostos e orçamentos em Queen Charlotte Sounds. Vistas como estas são comuns nos hotéis e pousadas da região.

Sua aventura começa através de um traslado de lancha ou water-taxi até o começo da trilha. Sua bagagem será entregue por um desses barcos no hotel de sua escolha durante seus dois ou três dias. Assim, você não precisa carregar mais do que essencial durante suas pedaladas.

Foto: Nelson Ian Trafford
Foto: Nelson Ian Trafford

Uma dica importante: a trilha fica fechada entre os meses de dezembro e fevereiro.

Espero que tenham sentido um gostinho da aventura na NZ. Um forte abraço a todos e um ótimo pedal.

Kurt Ribeiro

Bike Hub: Trilhas de MTB na Nova Zelândia para brasileiros 

Kurt e Isabella são os proprietário da Bike Hub New Zealand
Kurt e Isabella são os proprietário da Bike Hub New Zealand

Apaixonados por bicicletas, viagens e aventuras, Kurt e Isabella escolheram a Nova Zelândia como casa. 

Com vasta experiência em competições e na organização de eventos, a dupla criou a Bike Hub New Zealand, uma empresa especializada em atender brasileiros que viajam à Nova Zelândia atrás de trilhas de mountain bike.

 O diferencial da Bike Hub são seus pacotes turísticos personalizados, que levam em consideração variantes como:

  • Quantidade de dias;
  • Atividades preferidas;
  • Número de cidades a serem visitadas;
  • Tipo de hospedagem;
  • Nível físico e técnico.

Além disso, a Bike Hub disponibiliza, mediante aluguel, bicicletas full suspension e hardtails e acessórios, o que dispensa a necessidade de viajar com sua bicicleta.

Para entrar em contato com a Bike Hub New Zealand, visite o website www.bikehubnz.com.

Serviço

Bike Hub New Zealand

  • Endereço: 40b Hibiscus avenue, Mount Maunganui – New Zealand,  3116
  • Telefone +64 027 50 60 994
  • Skype: bikehub-nz

Sobre o autor

Kurt Ribeiro mora na Nova Zelândia e é proprietário da Bike Hub New Zealand
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização