25 de abril de 2024

Sueca Hövding lança nova versão de seu ‘airbag’ para ciclistas

Lançado há cerca de dois anos pelas estudantes de design suecas Anna Haupt e Terese Alstin, o sistema de segurança Hövding, composto por um colar cervical para ciclistas que funciona como airbag, chega a sua versão 2.0. A nova versão, mais rápida e eficiente, pode ser adquirida diretamente no site da empresa.

Uma vez acionado, o Hövding transforma-se em um capacete inflável que funciona de maneira similar a de um airbag
Uma vez acionado, o Hövding transforma-se em um capacete inflável que funciona de maneira similar a de um airbag

O funcionamento do Hövding é feito através sensores que identificam uma alteração brusca de aceleração nos movimentos do ciclista. Quando isso ocorre, o dispositivo é acionado e ejeta uma espécie de colchão de ar que envolve praticamente toda a cabeça do usuário em uma fração de segundos.

Para demonstrar a eficiência do equipamento, a empresa produziu este interessante vídeo no qual podemos ver como funciona o Hövding em uma situação real de acidente. Confira:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização