18 de abril de 2024

RideAir, uma nova maneira de inflar pneus de bicicleta sem esforço

Novo acessório promete inflar pneus de forma rápida, eficiente, sem esforço e de forma ambientalmente correta

Atualmente, a indústria de acessórios para ciclismo nos oferece uma infinidade de opções em bombas de ar para inflar pneus de bicicleta. Embora alguns modelos surpreendentemente possam encher um pneu com pouco esforço, via de regra o processo é demorado e cansativo. Por outro lado, a alternativa de se utilizar cartuchos de CO2 para inflar pneus seja cada vez mais presente, trata-se de uma alternativa cara, não reutilizável e impactante ao meio ambiente, já que os cartuchos vazios devem ser descartados após o uso.

Pensando nisto, uma empresa de Nova York, a DesignAir Innovations, desenvolveu um novo modelo de bomba de ar que utiliza um compartimento interno de alta pressão, capaz de armazenar ar comprimido e utilizá-lo para encher pneus de bicicleta de forma rápida, eficiente e sem esforço. E o melhor: por ser reutilizável, não agride o meio ambiente.

RideAir

De tamanho bem maior que as tradicionais bombas de ar, a RideAir pode até não ser atrativa para ciclistas esportivos, mas para os adeptos das pedaladas urbanas promete ser literalmente uma mão na roda.

Seu corpo, no formato e tamanho similares a uma garrafa de água, abriga um reservatório de ar comprimido construído em alumínio, que pode ser recarregado em qualquer compressor de ar de loja ou posto de gasolina, ou até mesmo através de uma bomba de piso. A capacidade total do reservatório, de 650ml, permite inflar pneus em uma pressão máxima de até 300psi.

Medida do pneu Tipo de bicicleta Capacidade
12” x 1,75” Bicicleta infantil 2,5 a 3 pneus
20” x 1,75” Bicicleta BMX 1,5 a 2 pneus
26” x 1,35” Mountain Bike 1,5 a 2 pneus
27,5” x 2,10” Mountain Bike 1,5 pneus
29” x 2,10” Mountain Bike 1,5 pneus
650mm  x 23mm Cadeira de rodas 2,5 pneus
700mm x 25mm Bicicleta de estrada 2,5 pneus

Para inflar o pneu, basta conectar a mangueira do RideAir na válvula da câmara de ar e pressionar um botão. Para garantir a correta calibragem, um mostrador analógico indica a pressão deliberada. A bomba de ar é compatível com câmaras de ar com válvulas Schrader ou Presta (mediante um adaptador).

RideAir

Uma vez cumprida sua missão, a bomba de ar Ride Air pode ser armazenada facilmente na mochila ou no porta-caramanhola da bicicleta.

O acessório pesa cerca de 0,5 kg e é a prova d’água e, segundo seu fabricante, pode ser utilizado para inflar não apenas pneus de bicicletas, mas também barcos e brinquedos infláveis e até mesmo pneus de automóveis em uma situação de emergência.

RideAir

Além de funcionar como bomba de ar, o RideAir vem com um acessório muito interessante para os adeptos do ciclismo urbano. Seu interior armazena um cabo de aço retrátil de 1,2 metros que funciona como tranca para bikes. Seu cadeado incorporado utiliza um sistema de combinação de números, similar aos cadeados normalmente comercializados em lojas especializadas.

RideAir

Para viabilizar sua produção em escala comercial, os fabricantes do Ride Air estão arrecadando fundos através do website de financiamento coletivo Kickstarter, onde a bomba poderá ser adquirida ao preço de 45 dólares, mais despesas de envio.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização