25 de abril de 2024
Shimano Deore XT M8000

Shimano apresenta 7ª geração do grupo Deore XT (M8000) em evento na Itália

“Shimano XT Media Camp” reuniu, em Riva del Garda, cerca de 40 jornalistas para testar os novos equipamentos

A marca japonesa Shimano, fundada em 1921, é reconhecida mundialmente pela qualidade de seus componentes para todos os tipos de bicicleta. Quando o assunto é mountain bike, um dos produtos ícones da Shimano é o grupo de componentes (transmissão e freios), além das rodas (27.5’’ ou 29’’) Shimano Deore XT, que ganhou nova versão (M8000) em lançamento para imprensa global.

O conceito apresentado pela Shimano foi “componentes para aventura” para descrever o novo grupo Shimano XT com 11 velocidades, entre outras inovações e tecnologias. “O Grupo Shimano Deore XT representa a essência do mountain bike”, comentou Tim Gerrits, gerente de produtos na Europa, responsáveil pelo desenvolvimento do novo grupo Deore XT M8000: “O Deore XT é feito para você ir a qualquer lugar com seus amigos, é um produto sobre aventura, não é feito para competições, apesar dele ser capaz por adotar tecnologias do XTR, sobretudo, é um produto capaz de você conseguir onde quiser”, acrescentou.

Pedivela de 11 velociades
Pedivela de 11 velociades

Outro ponto fundamental é que o sistema Deore XT pesa menos no bolso também: “É mais acessível para mais pessoas. Com o conceito de ser um sistema mais poderoso, dinâmico e durável (Poweful, Dynamic & Resolute), os novos componentes XT estabelecem uma nova referência de excelência para o mountain bike. Ele proporciona pedalar onde quiser e vai garantir todas as emoções de pedalar nas montanhas”, continuou o holandês Tim Gerrits.

Tecnologia – O novo grupo Deore XT M8000) tem a cara nova, ficou com o visual ainda mais próximo das características do top de linha, Shimano XTR. Um dos detalhes mais perceptivos da mudança está nos manetes de freio e câmbio traseiro. Outro detalhe de design inovador está no câmbio dianteiro, que ganhou um desenho curvado semelhando-se a letra “X”. A principal tecnologia do Deore XT M8000 é o novo padrão de transmissão com 11 velocidades. O sistema Dyna-Sys II oferece uma relação de marchas mais ampla, comparado ao grupo anterior, naturalmente, proporciona mais condições para manter uma cadência eficiente e coerente em qualquer condição de terreno, tanto para o estilo de pilotagem orientado para o cross country, quanto para o enduro (trail bike / all mountain).

O Deore XT 8000 apresenta três opções de pedivela, com as seguintes configurações de coroas: 1×11, 2×11 e 3×11. As novas transmissões M8000 aumentam o alcance das combinações de marchas, enquanto utilizam cassetes de 11 velocidades com pinhões 11-40D ou 11-42 dentes. O conceito “Rider Tuned” é concebido para levar você aonde quiser ir.

Maor compatibilidade – Um detalhe importante é que o novo sistema de transmissão M8000 utiliza a corrente HG-X11, com características herdadas do Shimano XTR, que agora passam a ser totalmente compatíveis com os sistemas para mountain bike e estrada! Batizado de Dynamic Chain Engagement (DCE), ou Engate Dinâmico da Corrente, o perfil do dente a corrente aumenta a retenção da força da corrente em 150%, diminuindo drasticamente a possibilidade da queda da mesma.

Novos Câmbios – A Shimano reformulou ambos os câmbios traseiro e dianteiro do Deore XT M8000 para ficarem mais leves e eficientes. O câmbio traseiro adotou as características anteriormente apresentadas na versão XTR, batizada de Shadow RD + (plus), que ficou com desenho mais refinado, aumentou a estabilidade do componente e ficou mais fácil de ajustar, já que antigamente era necessário retirar uma capa protetora para alcançar o parafuso e agora pode ser feito diretamente.

Sistema traseiro com tecnologia Dyna-Sys II
Sistema traseiro com tecnologia Dyna-Sys II

Cockpit e Freios – Os novos trocadores Deore XT M8000 oferecem uma pegada mais ergonômica no sistema de acionamento das marchas estilo gatilho (“rapid fire”), que reduziu o esforço nas trocas. O novo design deixou as alavancas maiores e texturizadas, um pequeno detalhe que faz toda diferença quando o ciclista está sem luvas e suado, evitando o dedo escorregar. Os freios a disco hidráulico Deore XT M8000 mantém o mesmo alto padrão de potência dos conjuntos anteriores, com inovação no design com a mudança de posicionamento do cilindro mestre, com isso a novidade está no manete de freio e nas alavancas (Servo Wave) que ficaram com design mais limpo, e libera espaço no guidão.

Trocadores remodelados
Trocadores remodelados

Pedais – Os pedais Shimano Deore XT oferecem dois tipos de plataformas: PC-M8000 (XC / competição) e PD-M8020 (Enduro / trilha), que oferecem o lendário sistema de encaixe SPD, com o aumento da estabilidade e da área de contato, sendo de 7.7% mais contato no pedal de XCO, em comparação a nova versão PD-M8000 do anterior PD-M780; assim como 11.7% mais para o pedal de enduro (PD-M8020 X PD-M785).

Rodas somente 27.5’’ ou 29’’ – As rodas foram atualizadas, no entanto, somente nas versões para aros 27,5 ou 29 polegadas, que podem ser subdivididas em duas versões, para XC (cross country) e para trilhas (Enduro). Basicamente elas diferenciam-se pela largura dos aros de alumínio, com 20mm (WH-M8000-TL (27.5 ou 29) ou com aros com 24mm de largura (WH-M8020-TL-275/29), respectivamente. Ambos os conjuntos utilizam 28 raios, tanto nas dianteiras, quanto nos traseiras. E todas com padrão para “tubeless” (sem câmara de ar) e cubos aliviados.
Pesos: Rodas Cross country (corrida) – WH-M8000-TL-275 = 1.776 gramas / WH-M8000-TL-29 = 1.837g
Rodas Enduro (trilha) – WH-M8020-TL-275 = 1.848g / WH-M8020-TL-29 = 1.917g

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização