28 de março de 2024
Scott Genius LT Plus

Scott divulga imagens e detalhes das novas Scale, Genius e E-Genius 27,5+ 2016

Fabricante suíço aposta nas rodas ‘gordas’ de 27,5 polegadas ao lançar 11 modelos de bicicletas com este formato de rodas

Seja uma real vantagem ou mera jogada de marketing, as rodas 27,5+ veio para ficar. Pelo menos é o que pretendem os grandes fabricantes como a Scott, que apresentou esta semana à imprensa especializada nada menos que 11 modelos de bicicleta neste novo formato, incluindo 3 novas e-bikes.

A Itália foi o cenário da apresentação das novidades que a marca suíça nos reserva para 2016, onde os principais protagonistas foram os novos modelos Scott Scale Plus, Genius Plus e Genius LT Plus.

Com os novos lançamentos, o catálogo Scott passa a ser um dos mais polivalentes do mercado, ao oferecer nada menos que 4 formatos de rodas distintos: 27,5″, 29″, 27,5″+ e fatbike.

Scott

O conceito de bikes aro 27,5+ (também chamado de 650B Plus) é denominado pela Scott como Plus Bike e sustenta-se em vários pontos-chave. O primeiro deles é a utilização de pneus com 2.8″ de largura, mais ‘magras’ que as versões 27,5+ dos concorrentes, que via de regra utilizam diâmetros de 3 ou até 3,5″. Para isto, a Scott trabalhou em estreita parceria com seu fornecedor de pneus e câmaras de ar, a Schwalbe, para criar versões ‘plus’ de seu já consagrado modelo Nobby Nic.

De acordo com testes preliminares, apesar da versão 27,5+ do pneu da Schwalbe  de 2,8″ possuir uma superfície de contato 21% maior que um pneu 27,5″, a resistência de rolagem é apenas 1% maior, o que significa que o esforço necessário para mover a roda é praticamente o mesmo em ambos os modelos.

Comparação das superfícies de rolagem dos pneus Schwalbe Nobby Nic de 2,35″ e Nobby Nic de 2,8″
Comparação das superfícies de rolagem dos pneus Schwalbe Nobby Nic de 2,35″ e Nobby Nic de 2,8″

O aumento da largura dos pneus 27,5+ se traduz em maior tração, maior absorção de impactos e maior conforto.

O novo Nobby Nic de 2,8″ pesará entre 800 a 820 gramas, cerca de 200 gramas a mais que um pneumático 29er topo de linha. Além disto, os novos pneus trabalhar com pressões muito inferiores que pneus convencionais, o que aumenta ainda mais a tração e conforto nas trilhas. Segundo a Schwalbe, a pressão de trabalho do novo pneu de de cerca de 13 psi.

Para abrigar os novos pneus, as rodas da linha Plus Bike da Scott utilizam aros com o diâmetro interno de 40mm da marca proprietária Syncros, porém fabricadas pela DT-Swiss, além de cubos com eixos de 148mm 9traseiros) e 110mm (dianteiros).

Quadros e amortecedor redesenhados – Basicamente falando, um quadro 27,5+ possui geometria similar aos atuais modelos 29ers, adaptados com stays e garfos mais largos para poderem acomodar as rodas mais ‘gordas’.

Outro ponto a se destacar é o conhecido amortecedor Nude, criado pela Fox para utilização na linha de bicicletas full suspension da Scott. Para utilização nas novas Plus Bikes, este componente recebeu uma série de modificações, como um novo sistema de bloqueio completo, além da alteração do volume da câmara interna de ar.

Scott Genius

Para 2016 o controle remoto de acionamento dos amortecedores também sofreu alterações. O sistema de travamento remoto Twinloc Downside agora é instalado abaixo do guidão e não por cima, aproveitando o espaço livre proporcionado pela ausência do passador do câmbio dianteiro. O sistema permanece controlando simultaneamente tanto o garfo quanto o amortecedor traseiro, mantendo três posições de uso: ‘Tração’, ‘Full’e bloqueio total.

Conheça a seguir os novos modelos da linha Scott Plus Bike 2016:

Scott Genius Plus

Scott Genius 700 Tuned Plus
Scott Genius 700 Tuned Plus

Voltada para o seguimento Trail, a nova Scott Genius Plus 2016 possui 140mm de curso de amortecimento em seu garfo dianteiro e 130mm na traseira.

Scott Genius 720 Plus
Scott Genius 720 Plus

Será comercializada em três versões (Genius 700 Tuned Plus, Scott Genius 710 Plus e Scott Genius 720 Plus), com diferentes níveis de componentes.

Scott Genius 710 Plus
Scott Genius 710 Plus

Scott Genius LT Plus 2016

Scott Genius LT 700 Tuned Plus
Scott Genius LT 700 Tuned Plus

Destinada ao usuário praticante de All Mountain / Enduro, a nova linha Genius LT Plus possui nada menos que 160mm de curso de amortecimento, reduzível para 100mm através controle remoto no modo tração.

Scott Genius LT 710
Scott Genius LT 710

Será comercializada em três versões, com configurações distintas: Scott Genius LT 700 Tuned Plus, Scott Genius LT 710 Plus e Scott Genius LT 720 Plus.

Scott Genius LT 720 Plus
Scott Genius LT 720 Plus

Scott Scale Plus 2016

Scott Scale 710 Plus
Scott Scale 710 Plus

A Scott não limitou a utilização das rodas 27,5+ apenas aos modelos full suspension. Além dos modelos acima citados, o fabricante disponibilizará duas versões Plus Bike da linha Scale, a Scale 710 Plus e a Scale 720 Plus.

De acordo com o fabricante, o quadro, em liga de alumínio, pesará menos de 1,600kg. ao contrário de suas irmãs ‘magrelas’, a nova Scale Plus é voltada para o seguimento Trail e utilizará um amortecedor dianteiro da marca Fox com 120mm de curso.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização