25 de abril de 2024

Acessório detecta e alerta ciclista sobre possíveis ameaças na estrada

Byxee utiliza inteligência artificial para detectar ameaças ao ciclista como buracos na pista, pedestres atravessando repentinamente a rua e automóveis

Todo ciclista que utiliza as vias públicas das cidades para se locomover sabe que riscos como buracos no asfalto, portas de automóveis se abrindo repentinamente e pedestres cruzando as ruas são potenciais ameaças a sua segurança. Por mais que estejamos alertas, muitas vezes somos pegos de surpresas em situações como estas, que muitas vezes decorrem em acidentes.

Byxee

Para evitar isto, o engenheiro eletrônico italiano Riccardo Ricci criou o Byxee, um interessante acessório que, uma vez instalado no guidão da bicicleta, monitora a estrada a procura de potenciais ameaças ao ciclista, avisando-o a tempo de evitá-las.

Com o formato de uma pequena lanterna, o equipamento é composto por uma câmera de vídeo e um microprocessador, que monitora digitalmente a estrada a frente centenas de vezes por segundo, alertando o ciclista sobre qualquer coisa que possa causar um acidente, como buracos na pista, animais e pessoas atravessando a rua repentinamente, portas de carros abrindo, tampas de bueiros e quebra-molas.

O microprocessor possui um algorítmo de inteligência artificial que detecta sombras e diferenças de contraste causadas por irregularidades na superfície da pista. Caso o software determine que o objeto a frente possa oferecer riscos (como buracos acima de 76mm), um alarme sonoro é acionado.

Assim como no sistema Bike Sense, desenvolvido pela empresa automotiva Jaguar Land Rover, o Byxee também alerta o ciclista quando objetos ou pessoas entram em seu campo de atuação, que é de 15 a 25 metros a frente da bicicleta.

O Byxee é alimentado por uma bateria recarregável via USB e possui uma autonomia de até 30 horas de uso por carga. O equipamento é resistente a água e possui ajuste de sensibilidade e campo de visão para diferentes estilos de pedalada.

Para viabilizar sua produção em escala industrial, seu desenvolvedor lançou uma campanha de arrecadação de fundos através do site de financiamento coletivo Indiegogo, onde o Byxee poderá ser adquirido pelo preço promocional de 139 dólares, mais despesas de envio.

Source: Indiegogo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização