24 de abril de 2024

Look apresenta sua nova bike de contra-relógio que disputará o Tour de France

Bicicleta de crono da equipe Bretagne-Séché Environnement estreará na 1ª etapa do Tour de France 2015, dia 4 de julho, em Utrecht

A mais nova bicicleta de crono da marca Look, a 796, estreou oficialmente na semana passada, por ocasião do Campeonato Francês de Contra-Relógio. De acordo com o fabricante francês, a nova bicicleta, sucessora do modelo 596, será o equipamento padrão da equipe Bretagne-Séché Environnement no Tour de France.

Embora maiores detalhes sobre as especificações técnicas da nova Look 796 não tenham sido ainda divulgados, as primeiras imagens impressionam pelo seu visual esguio e a ausência de cabos e fios.

Look 796
Look 796

Os designers da Look conseguiram realizar o impossível para reduzir ao mínimo as partes do quadro que produzem maior arraste em experimentos em túnel de vento.

Look 796Assim como no modelo 795 AeroLight, a 796 utiliza um cockpit integrado, com a exclusiva mesa que fica praticamente alinhada ao tubo superior do quadro.

Para eliminar qualquer tipo de arrasto aerodinâmico em potencial, o freio dianteiro fica totalmente embutido no garfo dianteiro, sendo fixado no interior da espiga. Da mesma forma, os freios traseiros ficam montados não nos stays superiores do quadro, mas logo atrás da caixa de centro, no sistema de montagem Shimano Direct Mount (outra característica similar a da 795).

Os stays unem-se ao tubo do selim logo abaixo da altura da roda, de forma a evitar a interrupção da circulação do ar, o que poderia causar turbulências indesejadas. Curiosamente, ao contrário de outros fabricantes de bicicletas de contra-relógio, a Look não fez uso de um tubo de selim que envolva a roda traseira.

As bicicletas empregadas pela equipe Bretagne-Séché Environnement serão equipadas com grupo transmissor eletrônico Shimano Dura-Ace Di2, cujo cabeamento é totalmente roteado internamente ao quadro. O cuidado da Look com o ocultamento dos cabos é tão criterioso que o único fio a ficar aparente é o que sai diretamente do chainstay para o câmbio traseiro.

Detalhe da montagem do freio traseiro Shimano Direct Mount, instalado logo atrás da caixa de centro
Detalhe da montagem do freio traseiro Shimano Direct Mount, instalado logo atrás da caixa de centro

O pedivela utilizado será o Look Zeed, que utiliza um movimento central de 65mm. Embora ainda não confirmado, ao que parece a Look utilizará na montagem dos pedais seu sistema patenteado Trilobe.

A tecnologia Look Trilobe permite ajustar o comprimento total dos braços do pedivela para 170, 172,5 ou 175mm
A tecnologia Look Trilobe permite ajustar o comprimento total dos braços do pedivela para 170, 172,5 ou 175mm

Esta tecnologia, na forma de um sistema de montagem triangular, cujo eixo excêntrico permite aumentar ou encurtar o comprimento total dos braços do pedivela, que podem ser ajustados para 170, 172,5 ou 175mm.

Outras especificações observadas na 796 incluem um par de rodas de crono da marca American Classic.

A nova Look 796 estreará na primeira etapa da edição 2015 do Tour de France, no próximo dia 4 de julho, na cidade de Utrecht.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização