25 de abril de 2024

Trek relança em 2016 sua consagrada linha de bicicletas Top Fuel

Modelo emblemático da marca estadunidense volta com força total para reconquistar o público adepto de XC e Marathon

A marca Trek aproveitou toda sua experiência no projeto e desenvolvimento de bicicletas full suspension para remodelar um de seus modelos mais icônicos, a Top Fuel. Para 2016, a linha, voltada para a prática de Cross-Country e Marathon, teve sua geometria e pesos alterados de forma a proporcionar uma pedalada mais agressiva, sem com isto ter seu baixo peso comprometido.

A linha Top Fuel substituirá a atual Trek Superfly FS e terá versões de quadro em alumínio e em fibra de carbono OCLV, este último pesando apenas 1,9kg, com o amortecedor traseiro.

Trek Top Fuel 9.8 SL
Trek Top Fuel 9.8 SL

Seu quadro utilizará uma série de tecnologias proprietárias da Trek, como a Mino Link, que permite variar a geometria da bicicleta mediante a troca de posicionamento de um elo da balança traseira. Com isto, é possível alterar o ângulo da caixa de direção em meio grau, além de modificar a altura da caixa de centro, o que favorece a pilotagem em trechos mais técnicos.

Como nas demais linhas da marca, a Trek Fuel utiliza as tecnologias de amortecimento Active Braking Point, Full Floater e EVO Link, unidas para criar uma suspensão com 10mm de curso sempre ativa e eficiente, mesmo em situações de frenagem.

Trek Top Fuel 9
Trek Top Fuel 9

Apesar de sua clara orientação XC, a Top Fuel 2016 utiliza o novo padrão de eixos de roda Boost, com 148mm de comprimento no cubo traseiro e 110mm na roda dianteira. Este sistema, desenvolvido em parceria da Trek com a SRAM, aumenta a rigidez lateral da roda e permite a construção de quadros com stays mais curtos, tornando assim a bicicleta mais ágil, principalmente nas subidas.

Defensora intransigente do formato 29er, a Trek só tardiamente admitiu o óbvio: rodas grandes não funcionam para qualquer biotipo. Assim desde o ano passado, o fabricante passou a disponibilizar o chamado sistema Smart Wheel Size, que utiliza bicicletas com rodas aro 29″ para os tamanhos M e L; e 27,5″ para os quadros menores. Uma solução sensata e que, inclusive, já é adotada por vários outros fabricantes.

Trek Top Fuel 8
Trek Top Fuel 8

Além disso, a marca disponibilizará um modelo específico para as mulheres. trata-se da Trek Top Fuel, que além das rodas 27.5″, será equipada com componentes específicos para elas, mantendo entretanto a mesma geometria que o resto da linha.

Trek Top Fuel 8 Women
Trek Top Fuel 8 Women

O quadro será também disponibilizado para comercialização avulsa e é compatível com coroas de até 36 dentes, na relação 1 x 11 velocidades.

Trek Top Fuel

 

O modelo topo de linha da série, a Top Fuel 9.9SL virá equipada com amortecedor dianteiro RockShox RS-1, rodas com aros de carbono DT-Swiss XMC 1200 e pedivela Race Face Next SL. Seu quadro, com roteamento interno de cabos, é compatível com o grupo eletrônico Shimano XTR Di2 (em conjunto com o amortecedor de acionamento eletrônico Fox iCTD) e com canotes telescópicos de selim.

Top Fuel 9.9SL
Top Fuel 9.9SL

Até o presente momento a Trek não havia disponibilizado as especificações técnicas, disponibilidade no mercado e preço da nova linha Top Fuel 2016. em breve, maiores informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização