26 de abril de 2024

Garmin lança radar para bikes que alerta o ciclista sobre a aproximação de carros

Menos de seis meses após a aquisição da iKubu, criadora do radar para bicicletas Backtracker, a Garmin relança o produto sob a sua própria marca.

Batizado de Varia, o mais novo produto da Garmin é um engenhoso sistema de segurança que utiliza um radar de baixa energia para detectar a aproximação de veículos vindos por trás do ciclista.

Embora tenha recebido poucas alterações estéticas em relação ao modelo da iKubu, o Varia recebeu diversos upgrades interessantes da Garmin.

O sistema é composto por três módulos. Uma unidade principal é composta por um misto de radar e luzes de segurança. Instalado no canote do selim da bicicleta, o módulo capta a aproximação de automóveis a uma distância máxima de 104 metros e, a medida em que o veículo se aproxima, vai alterando o padrão de frequência e luminosidade de seus LEDs, de forma a alertar os condutores.

O módulo traseiro também altera seu padrão de acordo com a pedalada, aumentando seu brilho quando o ciclista desacelera, como em um brake light.

Garmin Varia

Assim como em outros sistemas de iluminação de segurança, o Varia pode funcionar com luz contínua ou intermitente. É possível ainda utilizar dois módulos traseiros simultaneamente, de forma a funcionarem como indicadores de direção, que pode ser controlada remotamente através de um ciclocomputador Garmin da série Edge (com atualização de firmware).

O outro módulo, instalado no guidão da bicicleta, recebe informações do módulo traseiro, informando o ciclista sobre a aproximação de veículos vindos por trás. Graças a tecnologia de transmissão de dados ANT+, é possível utilizar um computador Garmin Edge para controlar a aproximação de até 8 veículos simultaneamente e classificar o risco relativo na tela do aparelho.

Garmin Varia

Além dos dois módulos acima descritos, o sistema Varia conta também com uma luz de segurança frontal. Quando conectada a computadores Garmin, as luzes se adaptam as condições de iluminação ambiente, aumentando seu brilho em lugares escuros; e de velocidade, desligando-se automaticamente quando a bicicleta para, de forma a economizar bateria.

Garmin Varia

De acordo com a Garmin, o radar e os demais módulos podem ser utilizados de forma independente ou integrados, em conjunto com os computadores Edge.

Garmin Varia

O novo sistema de segurança Garmin Varia estará disponível nas lojas dos Estados Unidos a partir de agosto. A unidade traseira será vendida por 199 dólares (299 com o display de guidão). Já a luz dianteira pode ser adquirida por 69 dólares.

Até o presente momento não há informações sobre preços ou disponibilidade no Brasil.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização