26 de abril de 2024

Novo Edge 520, o ciclocomputador com GPS mais avançado da Garmin

Novo modelo permite que ciclistas possam visualizar, em tempo real, seguimentos do Strava, além de contar com sistema duplo de localização por satélite

Um dos maiores nomes na fabricação de aparelhos para navegação por satélite, a Garmin, anunciou esta semana seu mais novo e avançado ciclocomputador, o Edge 520.

Embora menor e mais leve, o novo modelo herda todas as funcionalidades de seu predecessor, o Edge 510 e muito mais. A grande novidade é a possibilidade de se trabalhar com mapas, algo que na série Edge só era possível nos modelos 810 e 1000.

Garmin 520

Além disso, o display do Edge 520 permite monitorar grupos eletrônicos Shimano Di2, câmeras de ação Garmin VIRB e o novo radar para bikes da Garmin, o Varia, além de sensores de velocidade / cadência, monitoramento cardíaco e de potência, compatíveis com ANT+ e/ou Bluetooth.

O novo Garmin Edge é compatível com o novo sistema de iluminação / radar para bicicletas Varia
O novo Garmin Edge é compatível com o novo sistema de iluminação / radar para bicicletas Varia

O Edge 520 é também um dos ciclocomputadores com navegação por satélite mais modernos do mercado. Assim como nos recém-lançados Edge 20 e Edge 25, o 520 utiliza uma antena dupla de receptação, capaz de ler informações de satélites tanto do sistema GPS quanto do Glonass. O resultado é uma maior precisão e maior rapidez na busca por satélites.

Uma funcionalidade interessante herdada de seu ‘irmão mais velho’, o Edge 1000 é a capacidade de receber em sua tela mensagens de texto e de chamada telefônica a partir do smartphone do usuário, via Bluetooth.

Além das informações informações disponíveis nos demais modelos da linha, como velocidade, altimetria, tempo de percurso etc., o Edge 520 incorpora também dados como estimativa de VO2 máximo, calendário de treinos e perfil de atividades.

Assim como em todos os modelos Edge, o 520 é compatível com a rede social Garmin Connect.

Garmin Edge 520

Parceria com o Strava – Um dos aplicativos esportivos mais populares de todo o mundo, o Strava tem sido utilizado não apenas em treinamentos, mas também em verdadeiras competições a distância, muitas vezes realizadas entre ciclistas que sequer se conhecem pessoalmente.

Até o presente momento, entretanto, só era possível comparar sua performance contra a de seu oponente no término da pedalada, após realizar o upload de seu tracklog.

Garmin Edge 520

Uma inédita parceria entre a Garmin e o Strava permitirá a partir de agora que usuários de ciclocomputadores da marca Garmin possam visualizar, em tempo real, seus seguimentos no aplicativo diretamente na tela do GPS.

É possível ainda baixar arquivos de tracklog gerados pelo Strava para o Edge 520, via Bluetooth.

Atualmente o recurso está disponbilizado apenas para o Edge 520, embora a Garmin esteja finalizando uma atualização de firmware que permitirá sua utilização também nos modelos 1000, 810 e 510.

A má notícia é que este novo recurso só estará disponível para os assinantes do Strava Premium, serviço pago que custa 59 dólares/ano.

O novo Garmin Edge 520 estará disponível nas lojas a partir de meados do próximo semestre, com preços a partir de 299 dólares, nos Estados Unidos. Ainda não há informações de disponibilidade ou preços a serem praticados no Brasil.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização