20 de abril de 2024

Bimp’Air, o inflador de ar comprimido para bicicletas que se recarrega sozinho

Sistema que permite inflar qualquer tipo de pneu de bicicleta em menos de 10 segundos recarrega-se automaticamente com o movimento da bicicleta

Uma das coisas que mais aborrecem os ciclistas é ter que encher pneus com uma bomba portátil. Além de cansativa, a operação é, via de regra demorada.

Claro que nas cidades, sempre podemos contar com um posto de gasolina ou oficina mecânica que tenha um compressor mas, caso estejamos pedalando em trilhas ou em estradas, a única alternativa à bomba de ar eram os caros e não-reutilizáveis cartuchos de CO2. Pelo menos até agora…

Foi passando por situações como esta que o designer francês Marcello Aghilone criou o Bimp’Air, um cilindro de ar comprimido, capaz de inflar quase que instantaneamente pneus e até amortecedores a ar. E o melhor: recarrega-se automaticamente com o movimento da bicicleta!

O sistema Bimp’Air é composto por uma garrafa de ar comprimido recarregável, um mini compressor (responsável por encher a garrafa) e um conversor, que transforma a energia cinética da roda em movimento em eletricidade para o compressor. Todo o conjunto pesa 270 gramas e é construído em alumínio e fibra de carbono, o que garante a leveza e a robustez necessária para todo tipo de abuso.

Bimp'Air

A instalação na bicicleta é simples. Basta encaixar o conversor no garfo dianteiro da bicicleta, conectar o compressor no suporte do conversor e este na garrafa. O processo é simples e não requer o uso de ferramentas, pois é fixado por meio da blocagem da roda. De acordo com o fabricante, o Bimp’Air é compatível com a maioria das rodas do mercado, como Mavic, Shimano, DT Swiss etc.

Bimp'Air

O conjunto começa a funcionar no momento em que a bicicleta é colocada em movimento. No espaço de apenas 6 minutos a uma velocidade de 15km/h, o ciclista já pode contar com 11 litros de ar comprimido a 49 bars, suficiente para encher um pneu de estrada com 137 psi ou um MTB com 40 psi em menos de 10 segundos. Já amortecedores de suspensão podem receber até 290 psi de pressão máxima.

Bimp'Air

A garrafa possui uma mangueira flexível, cuja cabeça é compatível com válvulas Presta Schrader. Pode ser armazenada no porta-garrafas do quadro ou em um suporte especial no garfo, próxima ao conversor.

Ainda em processo de industrialização, o Bimp’Air deverá chegar nas lojas da Europa a partir do fim do ano, com preço a definir.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização