25 de abril de 2024

Design da GoPro Hero4 Session torna seu reparo praticamente impossível

Proximidade dos componentes internos do aparelho dificultam seu conserto; Bateria interna não substituível contribui para o problema

Lançada no início do mês, a nova câmera de ação Hero4 Session, da GoPro, tornou-se um sucesso imediato, devido ao seu pequeno tamanho, baixo peso e uma diversidade de recursos usualmente só disponíveis em modelos maiores. Por outro lado, essa quantidade de virtudes tem o seu preço e no caso da Hero4 Session, é preciso ter muito cuidado para não danificá-la quando o período de garantia deixar de valer, caso contrário, a única alternativa será adquirir outra câmera.

Isso porque, devido à sua construção compacta onde seus componentes internos ficam praticamente ‘colados’ uns aos outros, é praticamente impossível consertá-lo sem provocar uma quantidade ainda maior de danos.

GoPro Hero4 Session

Esta foi a conclusão do iFixit, website especializado em desmontar e revelar o interior dos últimos lançamentos em eletrônicos do mercado.

Caso o sensor interno, a bateria (que ao contrário dos demais modelos da marca não é removível) ou a placa interna do produto se danifiquem, o consumidor não terá outra opção que não seja substituir o dispositivo por um novo.

GoPro Hero4 Session

 

Devido a isto, o iFixit, que pontua a reparabilidade dos aparelhos eletrônicos que avalia, atribuiu a nota 1 (em uma escala de 10) para a nova câmera Hero4 Session.

Segundo a página da web, entre os quesitos que mais dificultam o reparo está bateria, que não apenas é soldada diretamente à placa principal, como também é colada a ela. O iFixit informou que, em teoria, o único componente que pode ser reparado com certa facilidade é o vidro que recobre a lente da câmera.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização