24 de abril de 2024

Felt Brühaul, a e-bike cargueira que não tem medo do trabalho pesado

Com motor Bosch de 250w e capacidade de carga total de 180kg, novo modelo tem tudo para fazer sucesso nos grandes centros urbanos

Existe atualmente uma crescente demanda por meios alternativos de transporte de mercadorias nas regiões centrais das cidades, locais onde cada vez mais o trânsito de automóveis vem sendo desestimulado.

Visando este mercado, a marca estadunidense Felt apresentou sem mais novo lançamento, a Brühaul, uma impressionante bicicleta cargueira de alta capacidade, desenvolvida especificamente para substituir veículos automotores em ambientes urbanos.

Construída a partir de um resistente quadro reforçado em liga de alumínio 6061, a nova Brühaul caracteriza-se por sua grande distância entre eixos, similar ao de uma bicicleta tandem.  Seu centro gravitacional é mais baixo que uma bicicleta cargueira convencional, graças às suas rodas aro 24 para proporcionar um melhor equilíbrio entre resistência das rodas e dirigibilidade com sua capacidade máxima de carga. Segundo a Felt, este quadro é quatro vezes mais resistente que os da concorrência.

Seu robusto bagageiro, instalado na parte traseira da bicicleta, é revestido em bambu e suporta uma infinidade de cargas como caixas, cadeirinhas para crianças (até duas simultaneamente), alforges e até mesmo outra pessoa. A capacidade de carga total, incluindo o condutor, é de 180kg.

O bagageiro da nova Felt Brühaul permite uma infinidade de configurações de carga diferentes
O bagageiro da nova Felt Brühaul permite uma infinidade de configurações de carga diferentes

Para auxiliar o ciclista, a Brühaul é equipada por um motor Bosch de 250w de potência, alimentado por uma potente bateria de lítio-íon de 400Wh, capaz de proporcionar uma autonomia de 24 a 80km, dependendo do peso total da carga transportada, aclividade do terreno e nível de potência assistida do motor. A Bosch afirma que este modelo é capaz de manter no mínimo 60% de sua capacidade após 500 recargas.

A bateria de lítio-íon de 400Wh fica instalada no tubo inferior do quadro
A bateria de lítio-íon de 400Wh fica instalada no tubo inferior do quadro

O motor é controlado por um painel de LCD instalado no guidão. Possui três modos de operação: Sem Assistência, Modo Econômico e Potência Total e, como toda bicicleta eletricamente assistida, só funciona quando o ciclista pedala.

Além do motor, a Brühaul conta com um grupo transmissor Shimano Deore de 10 velocidades, com um cassete de 11-36 dentes. Os freios são os Shimano BR-M355, a disco e hidráulicos. A bicicleta vem também equipada com faróis e iluminação de segurança traseira, alimentados pela bateria do motor.

A bicicleta vem equipada com um par de alforges BruHaul eBike Bike Bags
A bicicleta vem equipada com um par de alforges BruHaul eBike Bike Bags

A nova Felt Brühaul será comercializada em um único tamanho (17″), acompanhada por um belo e resistente par de alforges BruHaul eBike Bike Bags, ao preço (nos Estados Unidos) de 4.999 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização