24 de abril de 2024

BMC Fourstroke FS01, a bicicleta do campeão mundial Julien Absalon

Conheça a bicicleta que provou ser possível vencer um campeonato mundial de XCO em uma full suspension

Um dos maiores expoentes do moutain bike, Julien Absalon, sempre foi reticente sobre as vantagens do uso de bicicletas full suspension em provas no formato XCO. Coube ao fabricante suíço BMC quebrar este paradigma, ao fornecer ao ciclista francês a FourStroke FS01, uma bicicleta de suspensão dupla leve e ágil, graças a utilização de tecnologia de ponta no desenvolvimento de sua exclusiva suspensão APS e a utilização criteriosa na escolha dos seus componentes.

Julien Absalon

Absalon estreou o modelo no anos passado, durante o Campeonato Mundial, realizado em Hafjell, Noruega, quando sagrou-se campeão mundial pela 7ª vez em sua vitoriosa carreira.

Montada a partir de um quadro full carbon monocoque com 100mm de curso de suspensão traseiro, a BMC FourStroke FS01 usa e abusa da tecnologia eletrônica embarcada, como a transmissão Shimano XTR Di2, em conjunto com o amortecedor de acionamento eletrônico Fox iCTD.

Ao contrário do modelo de série, que utiliza relação de 2 x 11 velocidades, Absalon optou pela utilização de apenas uma coroa de 34 dentes, em conjunto com um cassete de 11-40 dentes,

Para evitar ao máximo problemas mecânicos durante as provas, o francês utiliza um guia de corrente, acessório que vem utilizando desde que passou a utilizar transmissões de coroa única.

O garfo de suspensão também é da marca Fox, modelo 32 Float, com acionamento eletrônico iCTD, com 100mm de curso de amortecimento. Os freios, Shimano XTR hidráulicos, utilizam rotores de 160mm Freeza Ice-Tech.

Completam a configuração componentes 3T e rodas Shimano XTR, monttadas em pneus Continental, quase sempre do modelo RaceKing.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização