25 de abril de 2024

Ciclotte, a ergométrica de R$ 38 mil que simula a sensação de pedalar ao ar livre

Quem curte veículos que se deslocam de verdade costuma não ter o mesmo entusiasmo pelos simuladores estacionários. Mas aqui está uma verdadeira exceção que não pode passar despercebida, graças a seu design incrível.

Ciclotte

Desenvolvida na Itália, a Ciclotte é um monumento minimalista ao item mais básico da malhação caseira: a bicicleta ergométrica. Com sua enorme roda única, trata-se de uma criatura que evoluiu anos-luz à frente dos modelos tradicionais que vemos nos cantos das academias ou que acabam esquecidos em um quartinho depois de algumas semanas de uso.

Ciclotte

O modelo em fibra de carbono tem um luxuoso assento forrado que se ergue por trás da roda, enquanto o guidão permanece ereto como os chifres de uma graciosa gazela.

Ciclotte

Mas por que a fibra de carbono? Por que se dar ao trabalho de fabricar algo tão leve quando ele, na realidade, nem vai sair do lugar?

Ciclotte

A resposta parece estar no “sistema satélite epicicloidal duplo” – um tipo de transmissão que regula a rotação da roda superleve, ao criar um aumento da resistência da pedalada através da criação de um campo magnético.

Assim, a Ciclotte imita as condições de pedaladas que uma bicicleta verdadeira faria ao ar livre.

Uma tela de toque colocada ao lado da roda indica a marcha na qual o ciclista está pedalando.

Versões de luxo

O modelo também existe em duas opções de luxo: uma cravejada com 500 cristais Swarovski e outra como uma edição especial da Lamborghini. Cada uma custa quase 10,5 mil euros (R$ 38,7 mil).

Ciclotte

Na realidade, uma versão em aço pesaria o mesmo que aquela em fibra de carbono. Mas este último material parece oferecer mais vantagens. Uma delas é a resistência à oxidação pela maresia, o que torna o modelo ideal para quem mora no litoral.

Mas será que uma bicicleta como essa vai nos motivar a fazer mais exercícios?

Bem, no mínimo, trata-se de um design bonito demais para servir como cabide.

Fonte: BBC Brasil

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização