Nova infraestrutura, a maior do gênero em toda a Ásia, busca impulsar a bicicleta como meio de transporte sustentável entre os habitantes do país, além de fomentar o cicloturismo na região
O governo da Tailândia anunciou a construção de uma gigantesca ciclovia em seu país que, segundo seus idealizadores, será a maior do gênero em toda a Ásia.
Com nada menos que 184,8 quilômetros de extensão, a nova ciclovia, que tem sua conclusão prevista para 2017, ligará cinco regiões administrativas do país e tem seu o custo de construção estimado em 1,5 bilhões de bahts (cerca de 157 milhões de reais). Seu percurso terá início na universidade de Thammasat, em Bangkok e terminará na província tailandesa de Chai Nat. Entre estes dois pontos, a ciclovia passará por alguns dos símbolos arquitetônicos mais emblemáticos do país, como o palácio real de Bang Pa-in, o templo budista Wat Phanan Choeng e o conjunto sagrado de Wat Phra Si Sanphet, entre outros.
A construção da ciclovia gigante faz parte do programa governamental ‘Return happiness to thais’ (devolver a felicidade aos tailandeses), que busca impulsar a bicicleta como meio de transporte sustentável entre os habitantes do país, além de fomentar o cicloturismo na região.
De acordo com o secretário de Transportes da Tailândia, Soithip Traisuth, a construção da nova ciclovia é também um homenagem ao rei do país, Bhumibol Adulyadej, que no próximo dia 5 de dezembro completará 88 anos de idade.