27 de abril de 2024
Jaqueline Mourão e sua filha Jade

Jaqueline Mourão dá dicas de como retomar a rotina de exercícios após a gravidez

Não é de hoje que as atletas tentam conciliar esporte com maternidade, mas a multiatleta Jaqueline Mourão leva o conceito ao extremo. Mountain biker e esquiadora, a atleta da Scott não abriu mão de pedalar sua bicicleta durante os períodos de gestação de seus filhos Ian e Jade.

Confira as dicas de Jaqueline Mourão de como retomar a rotina de exercícios após a gravidez:

Jaqueline Mourão com a sua Scott Big Ed - Foto: Arquivo pessoal / Reprodução
Jaqueline Mourão com a sua Scott Big Ed – Foto: Arquivo pessoal / Reprodução

Força de vontade

Depois do parto do meu segundo bebê, no final de novembro, vieram as festas de fim de ano e ainda a visita de familiares. Momentos inesquecíveis de muito amor e alegria, mas já estava na hora de focar nos treinos e retomar a forma. E como fazer isso?

Não é fácil encarar a barriga depois do parto, a primeira pergunta é: será que irei voltar ao normal? Bom, já passei por esta experiência antes e com assiduidade e força de vontade é possível voltar ainda melhor!

Cuidados com o abdômen

Recomecei a praticar atividade física sete dias depois do parto e o que tive mais cuidado foi com o abdômen, que por sinal estava bem fraquinho. Depois do sinal verde dado pela minha médica para praticar atividades físicas, o primeiro passo foi cuidar do meu abdômen. Exercícios pós-natal são muito eficazes neste momento, como inspirar o ar enchendo o peito e expirar tentando colocar o umbigo para dentro.

Tente fazer 10 respirações deste tipo. Se estiver com o abdômen fraco você vai sentir até mesmo nos músculos lombares.

Comece agora

Sim, sim! Pode começar agora mesmo. Aliás, esta é uma das regras básicas para conseguirmos nosso objetivo: começar agora! Não deixe para a próxima semana ou para amanhã, comece agora!

Cuidado com o aeróbico

A parte aeróbia foi outra história, depois do parto, a sensação é de que poderia sair ‘sprintando’ montanha acima graças aos quilos perdidos no dia em que o bebê nasce. Claro que eu estou falando de um parto normal, pois cesárea é outra história e admiro muito a força das mamães que viveram uma cesárea e ainda acham força para cuidar do baby!

Arrume tempo para o exercício

Outra dica é arrumar tempo para se exercitar… No meu caso, com bebê novo em casa, muitas noites mal dormidas e adaptação de toda a família à nova rotina, o dia parece bem pequeno. Além destes fatores, também tem a temperatura lá fora… Encarar menos 20° não é fácil. Mas a regra básica é não desistir. Vá fazer sua atividade mesmo se tiver que cortar no tempo de duração. Fazer 20 minutos é melhor do que nada.

Cuide da alimentação – a sua e a do bebê

Outro ponto importante é a alimentação, o bebê precisa de nutrientes e manter uma alimentação saudável é primordial. Mas sem exageros: seja qual for seu caso, deixe as guloseimas e frituras de lado.

A mágica da amamentação está jogando no meu time e ajuda a manter um metabolismo mais alto, mas perder uns quilinhos gradualmente requer comprometimento. OK, não precisa se desesperar e fazer uma mudança drástica. Você pode colocar um dia da semana onde sai um pouco da linha, chamo este dia de “dia da guloseima”.

Aquele chocolate ou aquele doce que fiquei com água na boca nesta semana deixo para este dia, mas vale lembrar que não é o dia inteiro da guloseima e sim uma comidinha que não conseguiu resistir na semana!

Bom, então vamos lá! Assiduidade, continuidade, controle. O desafio está lançado! Let’s do it!

Fonte: IGP Sports

Sobre a autora

Jaqueline Mourão é mãe e atleta de alto nível. A única atleta brasileira a disputar as edições de Verão e Inverno dos Jogos Olímpicos. Eleita 5 vezes pelo COB a melhor atleta de MTB do Brasil, vive hoje no Canadá, de onde dá dicas diretamente para os atletas brasileiros.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização