24 de abril de 2024
Specialized Turbo Levo

Feira internacional de bicicletas Eurobike elege os produtos mais inovadores do ano

Um dos prêmios de maior prestígio da indústria ciclística, Eurobike Gold Awards elege produtos que se destacaram pela inovação tecnológica, design e sustentabilidade

A feira internacional Eurobike, a maior feira do setor de bicicletas, acessórios e equipamentos ciclísticos, divulgou ontem (26) a lista de vencedores do prestigiado Eurobike Gold Awards, um dos prêmios de maior prestígio da indústria ciclística.

Especialista da Deutscher Designer Club testa candidata ao prêmio
Especialista da Deutscher Designer Club testa candidata ao prêmio

A premiação é destinada aos produtos que se mais se destacaram no ano nos quesitos inovação tecnológica, design e sustentabilidade, este último em uma categoria a parte, o Eurobike Green Award.

Os juízes analisaram mais de 500 produtos em dois dias de avaliação
Os juízes analisaram mais de 500 produtos em dois dias de avaliação

Seis especialistas da Deutscher Designer Club formam a comissão de juízes que analisou mais de 500 produtos durante dois dias intensos de avaliações e discussões.  Confira os vencedores:

Categoria Acessórios

Gold Award

Rack para bicicletas Eufab Fahrradträger Bike-Lift

Eufab Fahrradträger Bike-Lift
Eufab Fahrradträger Bike-Lift

Produzido na Alemanha pela Eufab, este rack para transporte de bicicletas possui um elevador elétrico para auxiliar o engate em bicicletas pesadas como e-bikes, por exemplo. Versátil e leve, ao ser desengatado do veículo pode ser dobrado e transformado em um prático carrinho de transportes.

Com capacidade para até duas bicicletas, o Fahrradträger Bike-Lift recebeu o Eurobike Gold Award pelos destaques:

  • Grau de inovação;
  • Funcionalidade;
  • Acabamento;
  • Baixo peso / facilidade de armazenagem.

Bike park Bikeparkitect Modular Pumptrack

O escritório polonês Bikeparkitect apresentou um inovador sistema de criação modular de pistas para a prática do pumptrack, feito em blocos pré-fabricados feitos de fibra de vidro, madeira reciclada e resinas ecológicas.

Com eles, é possível criar pistas personalizadas e diferentes graus de dificuldade para utilização por ciclistas de todas as idades e nível técnico. O grande apelo do conceito é seu baixo custo, baixa manutenção e sustentabilidade.

Óculos Uvex Variotronic

Uvex Variotronic
Uvex Variotronic

O novo óculos esportivo Variotronic, da marca alemã Uvex, utiliza a nanotecnologia eletrônica para alterar a cor e densidade de sua lente mediante um simples apertar de botão ou mesmo automaticamente.

Um sensor constantemente monitora a intensidade da luz ambiente, alterando a densidade da lente de 64% (clara) a 16% (escura) através da ativação elétrica de uma fina película de cristais líquidos com a tecnologia e-Tint no interior da lente de policarbonato. A alteração da densidade da lente leva apenas 0,1 segundos para ocorrer.

Os óculos são alimentados por uma bateria interna, recarregável via USB.

Categoria Bicicletas

Golden Awards

Open Cycle U.P. GravelPlus

Open Cycle U.P. GravelPlus
Open Cycle U.P. GravelPlus

Compatível tanto com rodas de estrada 700 x 40c quanto com rodas MTB 27.5″ x 2.25″, a nova Open Cycles U.P. é a primeira gravel bike do fabricante, conhecido por suas bicicletas de alto custo e baixíssimo peso.

Coboc Commuter Bike

Coboc Commuter Bike
Coboc Commuter Bike

Com sua bateria, motor e cabeamento totalmente oculto no interior de seu quadro, a Coboc Commuter pode passar por uma bicicleta comum de utilização urbana. Com apenas 15,4kg é uma das e-bikes mais leves do mercado.

A bicicleta vem equipada com luzes de segurança, bagageiro, para-lamas e um sistema de localização por satélite que permite que, em caso de roubo, a bicicleta possa ser localizada através de um aplicativo instalado no smartphone do usuário.

Specialized Turbo Levo FSR

Specialized Turbo Levo
Specialized Turbo Levo

A nova Turbo Levo é construída a partir de um quadro de alumínio reforçado com a tecnologia de suspensão FSR proprietária da marca, equipada com um amortecedor traseiro Fox Float DP.

O motor, desenvolvido pela própria Specialized, é integrado à caixa de centro, pesa apenas 3,4kg. Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, é capaz de desenvolver uma potência máxima de 530 W/90Nm.

A central controladora do motor possui as interfaces de comunicação de dados Bluetooth e ANT+, o que possibilita monitorar e até controlar, por meio do Specialized Mission Control, a potência do motor e seu funcionamento geral, adaptando seu rendimento ao tipo de terreno ou condução.

Winora Radius

Winora Radius
Winora Radius

Uma e-bike compacta, com rodas de 20 polegadas e dobrável, capaz de ser armazenada em qualquer canto. A Winora Radius é equipada com um motor Yamaha PW de 250w, alimentado por uma bateria de lítio-íon de 400Wh.

O selim é impermeável e a ausência de blocagens rápidas nas rodas dificulta seu roubo.

Eurocompositi Aenimal Bhulk

Eurocompositi Aenimal Bhulk
Eurocompositi Aenimal Bhulk

O principal desafio proposto pela empresa italiana Eurocompositi no projeto de fabricação do quadro Aenimal Bhulk foi resultar em um produto ecologicamente sustentável. Partindo deste ponto, foram utilizadas técnicas de impressão 3D que utiliza bio-polímeros obtidos a partir de plásticos reciclados como matéria-prima.

Early Rider Belter 20 Trail 3S

Early Rider Belter 20 Trail 3S
Early Rider Belter 20 Trail 3S

Uma bicicleta infantil com todas as características de uma mountain bike em miniatura. Esta é a proposta da Belter 20 Trail 3S, produzida pela Early Ryder. A bicicletinha utiliza um quadro de alumínio equipado com rodas de 20 polegadas, amortecedor dianteiro, câmbio interno ao cubo SRAM iMotion de 3 velocidades e freios a disco Avid, com acionamento a cabo.

Cannondale Slate Force CX1

Cannondale Slate Force CX1
Cannondale Slate Force CX1

Estreando no novo catálogo do fabricante, a nova Cannondale Slate chega ao mercado na forma de uma bicicleta de estrada ‘off-road’ com geometria diferenciada Gravel, amortecedor Lefty Oliver com 30 milímetros de curso e rodas de 27.5 polegadas. Será oferecida em três versões com montagens de componentes distintos.

Yuba Spicy Curry

Yuba Spicy Curry
Yuba Spicy Curry

A Spicy Curry, produzida em conjunto pela Yuba Bicycles e pela Currie Technologies é uma poderosa e-bike cargueira desenhada para substituir o automóvel na mobilidade urbana.

Suas múltiplas configurações permitem não apenas o transporte de carga pesada, graças ao seu quadro reforçado e ao motor elétrico instalado na caixa de centro, mas também transportar com segurança até duas crianças com total segurança e conforto.

Categoria Vestuário

Golden Awards

Pure Electric E-Bike Diamond Jacket

Pure Electric E-Bike Diamond Jacket
Pure Electric E-Bike Diamond Jacket

Leve, confortável e aerodinâmica, a jaqueta E-Bike Diamond, da marca Pure Electric possui reforços destacáveis nas regiões dos cotovelos, que protegem o ciclista no caso de quedas.

Categoria Componentes

Green Award

Sistema de reciclagem de câmaras de ar Schwalbe

Sistema de reciclagem de câmaras de ar Schwalbe
Sistema de reciclagem de câmaras de ar Schwalbe

A alemã Schwalbe, fabricante de pneus e câmara de ar para bicicletas, faturou o Green Award com seu programa de reciclagem de câmeras de ar, com coletores disponibilizados em lojas de bicicletas da Europa.

Atualmente as câmaras de ar produzidas pela Schwalbe são produzidas com 20% de matéria-prima obtida a partir da reciclagem.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização