23 de abril de 2024

Aplicativo para smartphone promete regular câmbio de bicicleta em menos de 60 segundos

Ferramenta utiliza a técnica da Fotogametria para diagnosticar e sugerir correções, como ajuste de tensão dos cabos e alinhamento da gancheira

Embora relativamente fácil de se realizar, ajustar o câmbio de uma bicicleta pode parecer um tipo de ‘ciência oculta’ para muitos ciclistas inexperientes. Para facilitar a vida do ciclista amador ou mesmo agilizar a tarefa em oficinas mecânicas profissionais, uma empresa norte-americana desenvolveu o OTTO Tunning System, um sistema composto por hardware e um aplicativo para smartphones que permite a regulagem do câmbio traseiro em poucos segundos, mesmo quando realizada por pessoas sem conhecimento do assunto.

O OTTO Tunning System utiliza duas réguas de alinhamento conectadas às polias do câmbio traseiro
O OTTO Tunning System utiliza duas réguas de alinhamento conectadas às polias do câmbio traseiro

Resultado de dois anos de desenvolvimento, o OTTO Tunning System utiliza duas réguas de alinhamento, cada uma conectada a uma das polias do câmbio traseiro. Um aplicativo para smartphone, utiliza a câmera do mesmo para analisar o alinhamento e a altura das polias em relação aos pinhões do cassete em processo denominado Fotogametria.

OTTO Tunning System

Uma vez interpretados os dados fotográficos, o aplicativo sugere a correção da tensão do cabo, que pode ser realizada através do dial de ajuste do câmbio. Segundo seus desenvolvedores, a operação de regulagem simples leva cerca de 60 segundos para ser realizada e possui uma precisão de +/- 0,125 mm.

Além do ajuste de tensão do cabo, o aplicativo auxilia no ajuste dos limites mínimo e máximo do curso do câmbio e também indica problemas de desalinhamento da gancheira. Neste último caso, a correção deverá ser necessariamente realizada em uma oficina mecânica profissional, com o auxílio de ferramental apropriado.

O aplicativo cruza informações sobre o câmbio com a leitura ótica para fornecer um diagnóstico preciso
O aplicativo cruza informações sobre o câmbio com a leitura ótica para fornecer um diagnóstico preciso

Embora não substitua de forma alguma a figura do mecânico, o OTTO Tunning System promete ser de grande ajuda quando este não está por perto, ou após a troca da corrente e/ou cabos de aço, quando os mesmos ainda não estão devidamente ‘amaciados’, deixando a troca de marchas imprecisa.

A aplicativo utiliza a interface Siri da Apple para se comunicar com o usuário, o que facilita a operação quando temos as duas mãos ocupadas. Atualmente, só há a versão para o sistema operacional iOS, embora uma versão para Android já esteja a caminho.

O sistema completo (réguas de alinhamento e aplicativo) custa 39 dólares e é compatível com grupos de transmissão das marcas Shimano e SRAM, de estrada e MTB, para 9, 10 e 11 velocidades. Uma versão específica para câmbios da marca Campagnolo deverá ser lançada em 2016.

A ferramenta auxilia no ajuste dos limites mínimo e máximo do curso do câmbio e também indica problemas de desalinhamento da gancheira
A ferramenta auxilia no ajuste dos limites mínimo e máximo do curso do câmbio e também indica problemas de desalinhamento da gancheira

Ressalvas – Embora seja bastante útil, é sempre bom salientar que OTTO Tunning System é apenas uma ferramenta de auxílio para a regulagem do câmbio, que não substitui o trabalho do mecânico experiente.

Existem uma série de fatores que influenciam na correta troca de marchas, como a qualidade e tensão dos cabos e conduítes, alinhamento da gancheira, lubrificação, instalação, e compatibilidade de componentes, que na maioria das vezes só podem ser diagnosticados por um profissional do ramo.

Entretanto, em situações onde a ajuda profissional não esteja disponível, ou para um ajuste simples de regulagem, não há dúvidas que esta nova ferramenta poderá ser bastante útil.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização