25 de abril de 2024
Cadu Polazzo, técnico da seleção brasileira de mountain bike - Foto: Álvaro Perazzoli / Laborazoli

Treinador da Seleção de MTB destaca importância de evento-teste na preparação para a Rio 2016

Cadu Polazzo, técnico da Seleção Brasileira de MTB, aponta oportunidade de disputar uma prova com trajeto feito para os Jogos Olímpicos

A Seleção Brasileira de Mountain Bike encara a partir dessa sexta (9) um dos mais importantes desafios da temporada: o evento teste para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. A prova, que acontecerá na pista do Complexo Deodoro, no Rio de Janeiro-RJ, reunirá mais de 130 atletas de 30 países.

Para o técnico Cadu Polazzo, essa é a grande oportunidade dos atletas brasileiros conhecerem e se adaptarem ao trajeto olímpico antes da grande competição internacional.

Cadu Polazzo, técnico da Seleção Brasileira de MTB - Foto: Álvaro Perazzoli / Laborazoli
Cadu Polazzo, técnico da Seleção Brasileira de MTB – Foto: Álvaro Perazzoli / Laborazoli

“Entrar na prova preparatória para as Olimpíadas é muito importante para o desenvolvimento dos atletas. Tanto para os mais experientes que disputam as vagas para os Jogos do Rio, como para os competidores mais novos que visam a 2020 e 2024”, analisa o treinador.

Formação da equipe – No masculino, a equipe será formada pelos ciclistas Henrique Avancini, Rubens Donizete, Ricardo Pscheidt e Luiz Henrique Cocuzzi. No feminino, as representantes serão Raiza Goulão, Erika Gramiscelli e Sofia Subtil.

“A nossa equipe vem sendo preparada em competições internacionais há dois anos e, por isso, a maioria dos nossos atletas já conhece os adversários. Isso pode facilitar na largada ou no momento de brigar por posição”, diz Cadu Polazzo.

O Brasil terá pela frente adversários como o bicampeão olímpico Julien Absalon e os campeões mundiais Nino Schurter (masculino) e Catharine Pendrel (feminino).

Dentro de casa – Competir em casa pode vir a ser um dos fatores que darão um incentivo a mais para os brasileiros na pista. Mesmo assim, o treinador afirma que é fundamental se preparar para um desafio como esse.

“Mesmo sem torcida, eles competirão em casa com seus familiares e a imprensa brasileira presentes no local. A visibilidade é grande. Por isso, tem que estar preparado”, finaliza o técnico.

Sobre o técnico – Cadu Polazzo é preparador físico e Mestre em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo. Atualmente, técnico da Seleção Brasileira de Mountain Bike e é o treinador de diversos atletas da Elite brasileira do MTB, como o atleta olímpico Rubens Donizete, Isabella Lacerda, Sofia Subtil, Daniel Grossi, Luiz Henrique Cocuzzi e José Gabriel de Almeida.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização