Ferramenta para navegação cria rotas dando prioridade às ciclovias e ciclofaixas, respeitando inclusive seu horário de funcionamento
O aplicativo de navegação mais utilizado no mundo, o Google Maps, registrou um aumento de 80% na utilização de sua ferramenta de buscas por rotas de bicicletas desde que foi implementado no Brasil há três meses. A informação é do Google Brasil.Segundo a empresa, este índice é similar ao de países que já utilizam o recurso há mais tempo, como o caso da França.
Disponibilizado no Brasil desde junho de 2015, o recurso de criação de rotas específicas para bicicletas já existia nos Estados Unidos e Europa desde julho do ano passado. Diferentemente do roteamento para automóveis, a ferramenta para navegação com bicicleta prioriza a existência de ciclovias e ciclofaixas, respeitando inclusive seu horário de funcionamento.
Segundo o blog oficial do Google no Brasil, o número de buscas por rotas de bicicletas realizado no terceiro mês desde seu lançamento superou em 80% seu mês de estreia. O blog destaca que este valor é comparável ao que aparece como uso deste tipo de rota na França, país onde bicicletas convivem com maior facilidade no trânsito local que no Brasil.
Além de traçar a rota pelo mapa, o Maps conta com outra ferramenta, o Map Maker, que permite criar uma rota em casa, como um passeio já programado e segui-lo pelo smartphone ou tablet.
O aplicativo Google Maps está disponível para download gratuito para as plataformas Android e iOS. Para baixá-lo, clique em um dos ícones abaixo: