26 de abril de 2024
Foto: Eliete Russo

Brasília Batom Bikers: Uma aventura pelo Jalapão

Grupo brasiliense de ciclismo formado por mulheres encara o desafio de pedalar por 220 km dentro do Parque Nacional, com temperaturas que ultrapassaram os 35°C

Um sonho, uma história, uma conquista. Assim é o grupo Brasília Batom Bikers. Com 3 anos de existência, as meninas BBBs, como são conhecidas, a cada ano inovam com ações de ciclismo que promovem a interação entre mulheres e homens, proporcionam qualidade de vida e contribuem para mudança de cultura e de paradigma. Com elas, iniciou-se uma nova fase na história do ciclismo do Distrito Federal.

Em 2014, elas trouxeram o AUDAX 200, prova em que o atleta tem de cumprir o percurso de 200 km em 13 horas.

Essa prova é autorizada apenas pelo Clube de Paris, na França, e o Brasília Batom Bikers foi o primeiro grupo de mulheres, no Brasil e no mundo, a coordenar uma prova dessa importância. Foram 265 ciclistas do Brasil pedalando pelos principais pontos turísticos da Capital Federal.

Pedalando no Jalapão - Foto: Eliete Russo
Pedalando no Jalapão – Foto: Eliete Russo

Em 2015, mais uma vez, as meninas BBBs nos surpreenderam, ao levar para pedalar no Jalapão um grupo de 34 ciclistas. Foram 3 dias de pedal, totalizando 220 km e temperaturas que passavam dos 35°!

Foto: Eliete Russo
Foto: Eliete Russo

O Jalapão é um parque de 34 mil km2, localizado no Estado do Tocantins, em cuja área há rios de águas cristalinas, fervedouros, dunas alaranjadas, formações rochosas, e fauna e flora exuberantes. Uma vegetação que encanta e enche os olhos de qualquer turista. Além disso, possui um povo simples, hospitaleiro e acolhedor, representado pela comunidade do povoado quilombola do Mumbuca, com suas habilidosas artesãs do capim-dourado.

Comunidade Mumbuca (Capim dourado) - Foto: Eliete Russo
Comunidade Mumbuca (Capim dourado) – Foto: Eliete Russo

Foi esse o cenário de uma grande aventura, promovida pela Coordenação do Brasília Batom Bikers – Regina Fiuza, Simone Cozzetti, Eliete Russo e Thais Lancini – em parceria com o grande ciclista, jipeiro e aventureiro, Omar Cherulli.

A organização da cicloviagem levou 9 meses, e contou com a expedição ao local – para avaliar a possibilidade de se pedalar em uma região tão rústica, muitas vezes, carente de um mínimo de estrutura – e o planejamento, passo a passo, de todas as necessidades dos ciclistas, para que pudessem pedalar e curtir as belezas do parque sem preocupações.

Foto: Eliete Russo
Foto: Eliete Russo

E esse trabalho árduo foi recompensado. Neste ano, em que completa seu 3º ano, o Brasília Batom Bikers desbravou o Jalapão e agitou a comunidade local. Homens e mulheres ciclistas, aonde iam, faziam barulho e deixavam sua admiração pela beleza e simplicidade daquela natureza intocada.

Pedalando no Jalapão - Foto: Eliete Russo
Pedalando no Jalapão – Foto: Eliete Russo

O Brasil possui rica diversidade natural, social e cultural, o que favorece o crescimento do cicloturismo como meio de turismo ecológico, e o Brasília Batom Bikers tem contribuído para que ciclistas possam desfrutar um pouco das riquezas desse país.

Tracklog

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/bbb.gpx”]
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização