25 de abril de 2024

Everysight Raptor, a tecnologia dos caças de combate chega ao Ciclismo

Óculos interativo utiliza tecnologia empregada em aeronaves militares de última geração para projetar informações diretamente em suas lentes

A cada dia que passa, a tecnologia eletrônica embarcada torna-se mais presente no mundo da bicicleta. Transmissões eletrônicas, ciclocomputadores com navegação por satélite e smartphones, entre outros, interagem cada vez mais entre si, de forma que em um futuro não muito distante, será possível controlar todos estes equipamentos através de um único dispositivo.

Um sério candidato a esta função são os chamados smartglasses, óculos esportivos interativos, capazes de fornecer uma série de informações ao usuário como velocidade, distância, rota e frequência cardíaca, entre outras, sem a necessidade de desviar a atenção do percurso.

Raptor

O mais novo membro do grupo é o Everysight Raptor, que utiliza um hardware que projeta as informações coletadas durante a pedalada e as projeta diretamente na parte posterior de suas lentes, em uma tecnologia similar à utilizada em caças militares de última geração.

Everysight Raptor

Desenvolvido pela Elbit Systems, uma empresa israelense especializada em tecnologia militar defensiva, o Everysight Raptor utiliza o sistema operacional Android para controlar e visualizar informações disponibilizadas por smartphones e outros equipamentos eletrônicos via Bluetooth e ANT+.

Ao contrário de seu concorrente Recon Jet, que utiliza uma pequena tela lateral HUD para acessar as informações, as informações disponibilizadas pelo Everysight Raptor são projetadas diretamente no campo de visão do usuário, evitando a fadiga visual decorrente de se ter que focalizar um ponto específico. De acordo com o fabricante, esta solução proporciona um maior nível de segurança para o atleta, evitando distrações visuais periféricas.

Assim como nos demais smartglasses disponíveis no mercado, o Everysight Raptor é capaz também de atender chamadas telefônicas e receber mensagens de texto, além de realizar fotografias e filmagens em alta resolução com sua micro câmera situada na parte frontal da armação.

Raptor

De acordo com a Elbit Systems, o novo óculos interativo Everysight Raptor deverá ser lançado oficialmente em meados de 2016. Até o presente momento, não foram divulgados suas especificações técnicas e os preços a serem praticados.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização