28 de março de 2024
Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília

Estande de reparos Topeak PrepStand Elite

Com sua construção robusta e leve, estande de reparos da Topeak é ideal para ser usada tanto por profissionais quanto amadores que gostam de fazer, eles próprios, a manutenção de sua bicicleta

Ferramenta fundamental em qualquer oficina de bicicletas, o estande para reparos é o braço direito do mecânico. Entre as diversas ofertas disponíveis no mercado, o modelo PrepStand Elite, da Topeak, destaca-se pela sua qualidade de construção, versatilidade, estabilidade e leveza.

Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília
Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília

Segundo modelo da linha de estandes da marca Topeak, a PrepStand Elite diferencia-se da topo de linha PrepStand Pro pela ausência de uma balança digital instalada no braço articulado desta última. no lugar do acessório, a PrepStand Elite vem com uma caixa plástica para armazenagem de reparos como terminais de cabos, remendos de câmara etc.

Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília
Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília

A menos que você seja um mecânico de oficina profissional ou um ‘weight weenie‘ que fica pesando sua bicicleta todos os dias, o acessório é perfeitamente dispensável, fazendo com que sua ausência deixe a PrepStand Elite com uma melhor relação custo x benefício que sua ‘irmã’ topo de linha.

Foto: Divulgação / Topeak
Foto: Divulgação / Topeak

A PrepStand impressiona logo à primeira vista por seu design elegante na cor preta com a logomarca amarela do fabricante. Construída em liga de alumínio 6061 T6, com parafusos de blocagens em aço inoxidável, o estande da Topeak possui uma robustez incomum para um modelo portátil que pesa apenas 6kg.

Ao ser armado, o suporte possui uma capacidade de carga de até 25kg, o suficiente para sustentar a grande maioria dos modelos de bicicletas do mercado, incluindo tandems. Sua estabilidade é garantida em grande parte à sua base de três pernas com 1,35 metros de diâmetro, fazendo com que a PrepStand seja um dos modelos de estande portátil mais firmes do mercado, só perdendo em estabilidade para modelos com base de chapa metálica ou chumbados no solo.

O estande possui duas blocagens em sua coluna, permitindo as regulagens de altura e rotacional de forma rápida, simples e suave. É possível elevar a PrepStand a uma altura máxima de 1,83 metros, suficiente para sustentar uma bicicleta na posição vertical, caso necessário.

O braço de sustentação pode ser dobrado em um ângulo vertical de 90 graus, o que facilita a armazenagem do estande. Um cuidado especial deve ser dado ao acionamento de sua blocagem, cuja operação deve ser feita com as duas mãos, uma segurando o braço do estante e outra acionando a blocagem. Caso não seja realizada desta maneira, o risco do braço baixar repentinamente é alto, podendo machucar os dedos do usuário, como foi o meu caso. Não foi por falta de aviso: existe uma enorme etiqueta estampada no estande alertando sobre o risco, que eu bestamente ignorei…

Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília
Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília

A garra do braço utiliza uma superfície de contato em borracha de alta densidade que não danifica a superfície do quadro durante o agarre. Seu fechamento utiliza um dial de ajuste contínuo. Embora esta solução seja mais lenta que os tradicionais clampers de alavanca utilizados por modelos de outras marcas, o sistema da Topeak oferece menor risco de sobre aperto.

Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília
Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília

Um segundo dial localizado no ‘cotovelo’ do braço de sustentação permite a rotação da garra em 360 graus, facilitando a manutenção da bicicleta ou garfo de suspensão. Caso necessário, é possível realizar um upgrade no modelo mediante a aquisição em separado da balança digital, bastando retirar a caixa plástica e instalando o acessório em seu lugar.

Uma das melhores opções do mercado em sua categoria

Custo x Benefício
Design
Versatilidade
Peso
Estabilidade
Robustez e resistência

Muito Bom!

Leve, durável e com excelente qualidade de acabamento

Impressões – Consumidor voraz de ferramentas para bicicletas, pesquisei bastante antes de selecionar três ou quatro modelos de estande disponíveis no mercado brasileiro. Pesaram na escolha aspectos como custo x benefício, portabilidade, eficiência e (por que não?) estética.

Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília
Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília

Um dos fatores que mais influenciaram em minha opção final pela Topeak PrepStand Elite foi a questão do pós-venda. Ferramentas, assim como as bicicletas, estão sujeitas ao desgaste e à necessidade de manutenção. De nada adianta adquiri um produto que não tenha suporte no Brasil e neste ponto, a Topeak, através de sua distribuidora IGP Sports, fornece para o modelo kits de substituição da borracha das garras e outras peças de reposição.

Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília
Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília

O sistema de fechamento da garra da PrepStand Elite é extremamente confiável e muito mais fácil de regular do que nos modelos que usam clampers de alavanca e a possibilidade de rotação a 360 graus agiliza muito a manutenção da bicicleta.

O estande da Topeak possui uma estabilidade e robustez que não condiz com seu peso e tamanho. Quando dobrado, mede apenas 117 x 17,8cm, podendo ser facilmente transportada em sua resistente bolsa em nylon (inclusa).

Foto: Divulgação / Topeak
Foto: Divulgação / Topeak

Além da área seca da oficina, a Topeak PrepStand Elite pode ser utilizada como auxiliar na lavagem de bicicletas, pois de acordo com o representante da marca no Brasil, o modelo é resistente à água.

Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília
Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília

Conclusão – Trata-se sem dúvida, de um dos melhores modelos de estande do mercado e, em minha opinião, melhor ainda que o modelo topo de linha da marca, no quesito custo x benefício. Seja você mecânico profissional ou amador e procura por um estande durável, estável e de fácil armazenagem, a PrepStand Elite é a sua opção.

O suporte para reparos Topeak PrepStand Elite pode ser adquirido ao preço recomendado de R$ 1.799,90.

Agradecimentos: SuperBike 101 (Bicicleta Scott Genius LT 710)

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização