27 de abril de 2024

Mochila de hidratação Osprey Raptor 6

Modelo básico da linha de hidratação da marca norte-americana alia design elegante com resistência, conforto e água gelada durante toda a trilha!

Ainda pouco conhecida no Brasil, a marca estadunidense Osprey é a responsável pelo desenvolvimento de uma das linhas de mochilas de hidratação mais inovadoras do mercado, a série Raptor. Composta por três modelos, que diferem entre si pela capacidade de armazenagem interna, a linha tem como características comuns seu reservatório de água com capacidade para 3 litros e uma série de recursos que a tornam um dos melhores modelos do mercado para a prática do mountain biking, conforme tivemos a oportunidade de comprovar durante o teste do modelo Raptor 6.

Foto: Divulgação / Osprey
Foto: Divulgação / Osprey

Conforme o seu nome deixa evidente, a Raptor 6 possui uma capacidade de carga interna de 6 litros, o suficiente para armazenar tudo que o ciclista precisa em trilhas de média / longa duração.

Logo de cara a Raptor 6 impressiona pela sua beleza e acabamento impecável. Aqui, não há espaço para costuras fora do lugar, deformações ou zíperes de má qualidade. Confeccionada em nylon 100D com tratamento impermeabilizante, a Raptor 6 recebe aplicações em material reflexivo, que aumenta a segurança em situações de baixa luminosidade.

Suas alças são largas e acolchoadas, confortáveis e não atrapalham os movimentos. Sua utilização, em conjunto com as cintas de ajuste ventral, chamadas de Ergo Pull™ pela Osprey, garantem uma boa estabilidade lateral da mochila, mesmo quando totalmente carregada. As cintas laterais são munidas de bolsos para a armazenagem de itens como chaves, celulares e barras de cereais.

Foto: André Ramos / MTB Brasília
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Um engenhoso sistema de circulação de ar composto por um painel de espuma texturizado instalado na parte posterior, mantém as costas do ciclista longe do contato direto com a mochila, evitando assim a transpiração excessiva e o desconforto, além de servir também como isolante térmico do compartimento do reservatório de líquidos.

Reservatório – Situado na parte posterior da mochila, o espaço para o reservatório de água permite o acesso rápido e prático do mesmo, através de um enorme zíper que vai do corpo da mochila até a alça direita, por onde passa a mangueira do refil. Duas placas térmicas semi-flexíveis garantem o isolamento do compartimento, evitando que a água do reservatório esquente. Em nossos testes, preenchemos a metade do reservatório com gelo e completamos o nível com água gelada. Após seis horas de pedalada sob uma temperatura média de 29º, ainda havia gelo no reservatório.

Foto: André Ramos / MTB Brasília
Foto: André Ramos / MTB Brasília

O reservatório em si é uma verdadeira proeza de design e engenharia. Ao contrário dos demais modelos disponíveis no mercado, o refil da Osprey possui uma alça de apoio que permite o seu preenchimento na posição horizontal. O lado posterior do reservatório é construído em material semi-flexível, que não apenas auxilia na estabilidade durante a sua recarga, como ainda aumenta sua eficiência térmica.

Foto: André Ramos / MTB Brasília
Foto: André Ramos / MTB Brasília

A tampa do reservatório veda bem a passagem de líquidos e seu grande diâmetro permite a limpeza eficiente de seu interior. Segundo o fabricante, o reservatório é confeccionado em material que não utiliza Bisfenol-A (BPA) em sua composição, resultando na ausência de gostos estranhos à bebida, além de não prejudicar a saúde do usuário e possui tratamento antimicrobiano, que evita a proliferação de bactérias e fungos.

A mangueira possui uma boa vazão de líquidos e o bocal possui uma torneira que impede que a água vaze acidentalmente. Pessoalmente achei que o bocal exige um pouco mais de esforço para puxar a água que em outros modelos de outras marcas, mas nada problemático. Quando não está sendo utilizado, o bocal é mantido próximo graças a um engenhoso sistema magnético que o mantém preso à alça esquerda.

Foto: André Ramos / MTB Brasília
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Espaço de sobra – Mesmo sendo o modelo com menor capacidade da linha Raptor, a mochila Raptor 6 tem capacidade de sobra para carregar tudo o que se precisa em uma trilha de média / longa duração. Em seu compartimento de carga principal, é possível armazenar uma jaqueta corta-vento, bomba de ar e de suspensão, barras de cereais e gel energético, câmara de ar, lubrificantes e ferramentas para bicicletas. Para a armazenagem destas últimas, a Raptor 6 vem com uma exclusiva bolsa porta-ferramentas, composta por três compartimentos telados com fecho por zíper.

Esta solução não apenas protege as ferramentas em si, mas também impede que as mesmas danifiquem o interior da mochila. Aprovado!

Foto: André Ramos / MTB Brasília
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Além do compartimento principal, a Raptor 6 possui ainda mais um bolso com zíper em sua parte superior, com divisão para armazenagem de carteira, e chaveiro. Em sua parte frontal, uma divisão acolchoada, que permite a armazenagem segura dos óculos de sol.

Foto: André Ramos / MTB Brasília
Foto: André Ramos / MTB Brasília

A mochila Osprey Raptor 6 possui ainda um exclusivo sistema de ‘blocagem rápida’ denominada LidLock para prender o capacete, recurso muito útil após a pedalada. Basta puxar a blocagem por entre um dos orifícios do capacete para prendê-lo de forma rápida e fácil.

Foto: Divulgação / Osprey
Foto: Divulgação / Osprey

Segurança extra – Assim como nos demais modelos de mochilas de hidratação da Osprey, a linha Raptor possui uma alça flexível em sua parte inferior para instalação de luzes de segurança.

Garantia de água gelada o dia inteiro!

Estética
Funcionalidade
Impermeabilidade e proteção
Resistência
Conforto
Reservatório de água
Preço

Muito Bom!

Um dos modelos mais completos do mercado, possui resistência e conforto de sobra

Conclusões – Em um mercado repleto de opções em mochilas de hidratação, a Osprey conseguiu o impossível: destacar-se com um produto inovador, eficiente e bonito, com uma boa relação custo x benefício. Vendida ao preço médio de R$ 456,00 nas cores vermelha, verde ou preta, a Raptor 6 conta ainda com um destaque imbatível: a exclusiva garantia Osprey, que se compromete a reparar (ou substituir, caso necessário) sua mochila, independente da época em que foi adquirida.

Pontos positivos

  • Confortável, mesmo quando totalmente carregada
  • Espaço interno
  • Qualidade térmica do reservatório
  • Porta-ferramentas removível
  • Presilha magnética da mangueira

Pontos negativos

  • Preço

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização