26 de abril de 2024

Manômetro Digital PRO (Shimano)

Apesar da grande maioria das bombas de piso disponíveis no mercado contarem com relógios medidores de pressão, os manômetros digitais são, de longe, a maneira mais simples, rápida e precisa para determinar a correta pressão dos pneus de uma bicicleta.

Entre os vários modelos disponíveis no mercado, o modelo fabricado pela PRO, subsidiária da gigante japonesa Shimano, destaca-se pela facilidade de uso, leveza e preço razoável.

De pequenas dimensões, o manômetro digital PRO (código PRPU0044) ocupa pouquíssimo espaço na caixa de ferramentas. Sua superfície emborrachada garante não apenas uma boa empunhadura, mas também que o mesmo não se danifique em contato com outras ferramentas.

Simples de utilizar, o manômetro PRO possui um único botão, responsável por ligá-lo, selecionar o sistema métrico desejado (PSI ou Bar) e zerar a medição. Seu desligamento também pode ser realizado pressionando o botão por cerca de três segundos, embora o acessório conte com desligamento automático para poupar bateria.

Por falar em bateria, uma característica deste modelo é a sua impossibilidade de troca da mesma, que fica soldada na placa do circuito. Ou seja, quando a bateria acaba, nada mais resta a fazer que comprar outro manômetro.

Manômetro Digital (Shimano) PRO

Facilidade de uso
Precisão
Preço
Durabilidade

Regular!

Útil e preciso, mas um visor maior facilitaria a leitura

Precisão e utilização – O manômetro digital PRO é compatível tanto com válvulas Presta quanto Schrader e possui capacidade de medição de até 160PSI (11 Bar), o que o habilita para uso também em amortecedores e garfos de suspensão. Seu mostrador digital é bastante preciso, embora seu pequeno tamanho dificulte a leitura por pessoas com problemas de visão.

Conclusão – Comercializado ao preço médio de 100 reais, o manômetro digital PRO reúne praticamente todas as características desejáveis em um bom medidor de pressão, como leveza e facilidade de uso. Infelizmente, seu display pequeno e sua bateria não substituível acabam por comprometer sua avaliação.

Levando-se em consideração que trata-se de um produto com as ‘grifes’ Shimano e PRO, uma alteração desta característica nos próximos modelos a serem lançados seria mais que bem-vinda.

Pontos positivos

  • Pequeno, leve e fácil de transportar
  • Barato
  • Pode ser utilizado para calibrar amortecedores e suspensões a ar
  • Compatível com válvulas Presta e Schrader

Pontos negativos

  • Visor pequeno de leitura difícil
  • Bateria não removível e não recarregável

Sobre o autor

André Ramos é editor do website <strong><a href=”https://mtbbrasilia.com.br”>MTB Brasília</a></strong>
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização