17 de abril de 2024

Estudo sugere que ingestão de chocolate aumenta a performance no ciclismo

Sobremesa favorita de 9 entre 10 pessoas é uma importante fonte de óxido nítrico (NO), que promove uma maior oxigenação muscular e facilita a eliminação de substâncias tóxicas

Um novo estudo publicado no Journal of International Society of Sports Nutrition revela que o consumo regular de chocolate contendo 70 a 90% de cacau em sua composição pode trazer benefícios para a prática do ciclismo.

De acordo com a publicação, o óxido nítrico (NO) contido no chocolate escuro promove a vasodilatação e aumento da perfusão muscular, funcionando como um hemodilatador que promove uma maior oxigenação aos músculos e facilita a eliminação de substâncias tóxicas que podem se acumular no organismo durante a prática das atividades físicas.

Para a realização do experimento, 9 ciclistas de idade e compleição física similar foram analisados durante 2 semanas, onde metade destes teve 40 gramas de chocolate escuro incluído em sua dieta diária alimentar. a outra metade, a título de comparação, recebeu a mesma porção de chocolate branco.

Chocolate

Os voluntários para o teste utilizaram suas bicicletas em ambiente de laboratório, pedalando com força crescente até a exaustão completa. Após um período de repouso, os ciclistas pedalaram por mais 20 minutos o 80% de seu limite máximo. Na fase final do teste, cada voluntário participou de um contra-relógio de 2 minutos.

Os resultados foram mais que evidentes. Os ciclistas que consumiram chocolate escuro por duas semanas pedalaram mais e mais forte que o grupo que consumiu chocolate branco. Além disso, os consumidores de chocolate escuro tiveram um aumento em sua capacidade cardíaca de até 21% em relação ao período do início dos testes.

O estudo sugere ainda que o chocolate composto por 70 a 90% de cacau pode ser um substituto mais saboroso e prático e fácil de obter que o suco de beterraba, principal fonte natural de Óxido Nítrico.

E então, vamos comer chocolate?

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização