26 de abril de 2024
Arte: Divulgação / Governo do Ceará

Universidade cearense construirá árvore solar para alimentar bicicletas elétricas

Equipamento composto por dez painéis fotovoltaicos, será instalada no campus do Itapaery da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza

Uma árvore solar, composta por dez painéis fotovoltaicos, será instalada no campus de Itapaery, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O projeto tem por objetivo a substituição das motocicletas e automóveis utilizadas atualmente pelos funcionários por bicicletas elétricas.

O projeto, fruto de uma parceria das empresas ECO Soluções em Energia e PROJEC com o Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da Uece, está em fase de cálculos estruturais e será inaugurado no dia 8 de abril.

O coordenador do projeto, professor Lutero Carmo de Lima, a iniciativa é inovadora no Brasil e servirá de experiência para comunidades e prefeituras: “As empresas irão contar com produto testado e validado pela Universidade, com as partes científica e econômica já validadas”, disse.

Funcionamento – A árvore solar será composta por painéis fotovoltaicos que carregarão as baterias das bicicletas que estiverem conectada a estrutura durante o dia. Toda energia captada excedente será repassará para a rede pública, gerando créditos para que a Uece possa utilizar posteriormente. A bicicleta com necessidade de recarga à noite utilizará a energia da concessionária.

Além de fomentar a produção de conhecimento científico-acadêmico da Universidade, graduandos e mestrandos poderão realizar testes computacionais e com o protótipo construído em escala reduzida. ” Com isto, a Uece ganha mais um objeto de estudo, que pode gerar vários desdobramentos acadêmicos como teses de mestrados e estudos técnicos, além de tornar-se pioneira na utilização de bicicletas elétricas recarregadas por energia solar, explica Geraldo Magela Moraes, arquiteto e diretor da PROJEC, empresa especializada em projetos e consultoria em Engenharia, Arquitetura, e Meio Ambiente.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização