29 de março de 2024
Thiago Elias, o Brou Bruto - Foto: Divulgação / FCP

Heptacampeão do Iron Biker tenta seu primeiro título no Rally Cerapió

Competição nordestina completa sua 29ª edição e acontecerá entre os dias 25 a 30 de janeiro

Heptacampeão do Iron Biker Brasil, o mineiro Thiago Drews Elias, conhecido pelo nome de guerra, Brou Bruto, confirmou sua participação no Rally Cerapió, que acontecerá entre os dias 25 a 30 de janeiro, nos estados do Ceará e do Piauí. Atleta da equipe Cannondale Free Force, Brou irá unir forças com a equipe piauiense Evo Pro Team, de Teresina para encarar quatro dias de maratona da prova, que este ano completa sua 29ª edição.

Equipe Evo Pro Team pronta para o Rally Cerapió - Foto? Divulgação / FCP
Equipe Evo Pro Team pronta para o Rally Cerapió – Foto? Divulgação / FCP

Brou, que compete pela categoria Master A-2 (35 a 39 anos), é um atleta a ser batido, já que acumula títulos como o heptacampeonato do Iron Biker Brasil, prova internacional que acontece nas regiões de Ouro Preto e Mariana, reunindo cerca de 1500 ciclistas de vários países.

Thiago Drews Elias, o Brou Bruto - Foto? Divulgação / FCPG1
Thiago Drews Elias, o Brou Bruto – Foto? Divulgação / FCPG1

Além do Iron Biker, Brou é pentacampeão do Big Biker Pro; campeão do 12 Horas de MTB, em 2014, São Paulo; tricampeão do 6 Horas MTB (2011, 2013 e 2015 – São Paulo) e campeão da Taça Brasil de XCO, em 2015. Brou também é brutal em corridas de aventura que reúnem três modalidades – ciclismo, corrida a pé e remo, sendo o atual campeão brasileiro da modalidade, conquistado no Rio de Janeiro, no ano passado, além de campeão na mesma modalidade do XK Traverse, na cidade de Tucuman, na Argentina, em 2014.

O mineiro aceitou o convite do diretor da Equipe Evo Pro Team, Bruno Viana, que é revendedor da marca Cannondale em Teresina.

A competição nordestina já é relativamente familiar a Brou Bruto: em 2011 estava inscrito, mas ainda no avião contraiu uma infecção intestinal e teve que voltar para casa. Já em 2013, participou, competiu bem nas três primeiras etapas e não foi bem na última: “Em 2013 não fui bem, havia atletas mais preparados que eu. Nesse ano estou mais focado e mais treinado. A Equipe Evo será fundamental para mim, porque temos as mesmas vontades e boa estrutura. Na minha categoria competirei com atletas muito fortes, não tem facilidade. A prova irá passar na região de Picos, que tem muitas trilhas e serras, que é o que eu mais gosto, pois meu perfil é prova longa com muita trilha. O calor também me favorece mais que o frio. Espero uma receptividade muito grande aí, porque o pessoal do Ceará e do Piauí compartilha das mesmas ideias que eu e a motivação será recíproca, pois acredito que motivação seja o mais importante para encarar cada dia. Espero fazer uma prova divertida, sei que será sofrido, bruto demais”, disse.

Nilo Veloso Neto - Foto: Divulgação / FCP
Nilo Veloso Neto – Foto: Divulgação / FCP

Assim como Brou, outros atletas da equipe estão focados e de olho no pódio do rally, como o tricampeão piauiense de mountain bike e atual campeão piauiense de ciclismo de estrada, Nilo Veloso Neto. Nilo conquistou o campeonato piauiense consecutivamente em 2013 (Sub-30), 2014 e em 2015 na sua atual categoria, a Master A-1.

Nilo também terminou a última temporada como 5º colocado no ranking nacional de mountain bike XCM (maratona) e foi o 7º colocado no Campeonato Brasileiro de MTB Maratona, realizado em Picos, no ano passado.

“Será minha quinta participação no Cerapió, no qual meu melhor resultado foi no ano passado, com o vice-campeonato. Este ano, quero ser campeão. Tenho intensificado os treinos e acredito que o percurso está bem elaborado, com dificuldade maior na primeira etapa, no Ceará, devido à altimetria, pois não temos aqui esse tipo de terreno para treino”, disse.

Na categoria Elite, o Cerapió terá a presença do atual campeão piauiense de MTB, Marcelo Trindade (Evo Pro Team) e que vai buscar bons resultados, aproveitando a boa fase física e técnica.

A pentacampeã piauiense de mountain bike, Carmem Castro, que mora em Parnaíba, no litoral do Piauí, também é nome forte na equipe, mas deve participar apenas das etapas finais do rally, que terá pontuação válida pelo Campeonato Piauiense de Mountain Bike. Carmem foi vice-campeã do Piocerá 2015, categoria Elite, que teve como campeã a cearense Joana Nóbrega, e 3º lugar no Piocerá 2013. A outra atleta Evo confirmada é Karine Frota, há pouco mais de um ano praticando o MTB.

A equipe Evo vai mesmo em busca de vitórias, afinal Matheus Sousa, que mora na cidade de Altos, próximo a Teresina, é um dos destaques estaduais. Com apenas 16 anos, ele é três vezes campeão piauiense de MTB, campeão Norte-Nordeste de MTB, 2º colocado na prova 100 KM de Brasília, no ano passado, campeão Norte-Nordeste de Ciclismo (speed), todos na categoria juvenil. No Rally Piocerá 2015 conquistou o título de campeão já na categoria júnior. “Agora entro de vez para a categoria júnior e espero um grau bem elevado de dificuldade na prova, que é desgastante e vai exigir de todos os atletas um preparo físico excelente para concluir bem os quatro dias”, considera. Compõem ainda a equipe os atletas piauienses Márcio Pessoa, categoria Master A-1, e Alberto Luiz Chaves, da Master B-1.

O Rally Cerapió terá as duas etapas finais, em solo piauiense, valendo pela abertura do Campeonato Piauiense de Mountain Bike, evento oficial da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP. No dia 29 de janeiro, sendo o trecho Picos a Ipiranga, com 65 km de percurso, e no dia 30, um circuito de 75 km com largada e chegada no Parque Potycabana, em Teresina. O presidente da FCP, George Rodrigues, informa que as duas etapas valerão como uma para efeito do ranking estadual. As inscrições continuam abertas no site www.cerapio.com.br

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização