26 de abril de 2024

Novo grupo de transmissão por acionamento hidráulico da Rotor será lançado em abril

Novos câmbios e acionadores UNO utilizam um sistema de acionamento hidráulico dos câmbios no lugar dos tradicionais conduítes e cabos de aço utilizados na maioria das bicicletas

O fabricante Rotor anunciou em comunicado à imprensa especializada que o lançamento oficial de seu novo grupo de transmissão UNO deverá sofrer um pequeno atraso em relação à data anteriormente prevista.

Apresentado pela primeira vez por ocasião da Eurobike 2015, maior feira de bicicletas da Europa, o novo UNO caracteriza-se por utilizar um sistema de acionamento hidráulico dos câmbios e freios em lugar dos tradicionais conduítes e cabos de aço utilizados na maioria das bicicletas de estrada atuais. Na ocasião, a Rotor anunciou que o lançamento do UNO seria lançado oficialmente em março de 2016.

Rotor UNO

Agora, a marca espanhola famosa por suas coroas ovais de transmissão declarou que a data mais provável de lançamento será em meados de abril, quando será encerrada a fase de testes junto às equipes de ciclismo, como a Cervélo Bigla, patrocinada pela Rotor e que passará a treinar com o UNO este mês.

Rotor UNO

Precisão e suavidade – Com seu acionamento similar ao sistema DoubleTap da concorrente SRAM, onde um único passador é encarregado de subir (toque longo) e descer (toque curto) a marcha, o novo grupo de transmissão Rotor UNO promete uma troca de marchas suave e precisa, aliada a um baixo peso e manutenção.

Segundo Pablo Carrasco, co-fundador e designer da Rotor, “o desafio no desenvolvimento do novo grupo foi aproveitar a tecnologia utilizada nos sistemas de freios a disco hidráulicos para ser utilizada também no acionamento dos câmbios, de forma a eliminar problemas inerentes às transmissões de acionamento por cabo, como a fricção, por exemplo”.

O novo grupo de transmissão hidráulica da Rotor foi desenvolvido em parceria com a alemã Magura, uma das maiores referências mundiais em sistemas de freios hidráulicos para bicicletas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização