25 de abril de 2024

Capital da Letônia testa sistema de paraciclo com tranca eletrônica

Sistema Bindio permite estacionar sua bicicleta de forma segura e sem complicações. Para trancar ou destrancar a bicicleta, basta digitar a senha em um aplicativo para smartphone

A cidade de Riga, capital da República da Letônia, está utilizando, em caráter experimental, um novo tipo de paraciclo que promete facilitar a vida de todos aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte e precisam estacionar suas companheiras de pedaladas na rua.

Bindio

Criada pela pequena empresa startup Draugiem Group e instalado em diversos pontos da cidade, o Bindio é um paraciclo em forma de totem, que conta com uma tranca de acionamento eletrônico incorporada que pode ser operada via WiFi, através de um aplicativo para smartphones.

Bindio

Para utilizá-la, basta que o ciclista crie uma conta na rede Bindio, através de um aplicativo compatível com os sistemas operacionais Android ou iOS (iPhone). Através de uma senha pessoal, o proprietário da bike destranca do totem duas correntes revestidas de borracha, capazes de prender a bicicleta pelas duas rodas sem arranhá-las.

Bindio

As correntes, de aço especial, além de difíceis de serem serradas ou quebradas com ferramentas comuns, contam ainda com um sensor que não apenas soam um estridente alarme em caso de tentativa de violação, mas também emitem um alerta SMS para o dono da bicicleta.

Bindio

Instalados em caráter experimental e de forma gratuita nas imediações de lojas, escolas e cafés da capital letã, o sistema de paraciclos Bindio demonstra um grande potencial de utilização nas grandes cidades e dispensando a utilização dos pesadas e desajeitadas correntes e trancas para bicicletas disponíveis no mercado.

De acordo com seus desenvolvedores, o Bindio, deverá em breve ser oferecido para empresas e prefeituras que queiram explorar seu potencial publicitário, já que o paraciclo conta com espaços para instalação de banners de anúncios. Para viabilizar o projeto, o sistema Bindio está em fase de arrecadação de fundos para sua produção em nível industrial, através do site de financiamento coletivo Kickstarter, onde um paraciclo completo, com três totens com trancas e um espaço para banner pode ser adquirido por 1.620 dólares.

Bindio

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização