25 de abril de 2024

As 10 bicicletas MTB full suspension de série mais espetaculares de 2016

A cada dia que passa, mais e mais inovações tecnológicas são utilizadas pelos grandes fabricantes, em uma disputa onde o preço de seus modelos não tem limite.

Novas técnicas de construção de quadros, grupos de transmissão eletrônicos e novas tecnologias de suspensão dão impulso à indústria de bicicletas, em uma escalada de preços que não raras vezes atinge a casa dos cinco dígitos.

Conheça algumas das mais espetaculares (e caras) bicicletas de suspensão dupla desta temporada:

Merida Ninety-Six 9000-E

Merida Ninety-Six 9000-E
Merida Ninety-Six 9000-E

Destinada ao seguimento de XC/Marathon de alta performance, a melhor e mais cara bicicleta full suspension da marca taiwanesa Merida utiliza o mesmo quadro de fibra de carbono monocoque utilizado pela equipe Multivan-Merida. sua configuração, disponível nos formatos 27.5 e 29 polegadas, inclui grupo de transmissão eletrônica Shimano XTR Di2 de 2 x 11 velocidades, amortecedores dianteiro e traseiro Fox iRD com acionamento eletrônico e rodas topo de linha XR1501 Spline One da marca suíça DT-Swiss.

O carbono não se resume ao quadro: componentes como o selim (Selle Italia SLR Carbon), guidão, mesa e canote PRO Tharsis completam o pacote.

O peso final da Merida Ninety-Six 9000-E é de 10,3kg (equipada com rodas 27.5 polegadas)

Scott Spark 700 Ultimate

Scott Spark 700 Ultimate
Scott Spark 700 Ultimate

Com configuração similar à da Merida Ninety-Six 9000-E, a nova Scott Spark 700 Ultimate é o sonho de consumo de todo amante da marca suíça. A bike é equipada com grupo transmissor Shimano XTR Di2 de 2 x 11 velocidades (eletrônico), rodas com aros de carbono Syncros XR1.0 e amortecedores com acionamento eletrônico em ambas extremidades: garfo Fox 32 Float Factory iRD Air / Kashima e o exclusivo amortecedor traseiro Fox eNude iRD, ambos com 120mm de curso de amortecimento.

Mesa, canote e guidão em carbono da marca proprietária Syncros, além de pneus Schwalbe Rocket Ron EVO completam a configuração da bicicleta topo de linha da Scott, que pesa 10,3kg.

Canyon Strive CF 9.0 SL

Canyon Strive CF 9.0 SL
Canyon Strive CF 9.0 SL

Voltada para a prática do All Mountain / Enduro, a Canyon Strive CF 9.0 SL é sinônimo de polivalência sobre duas rodas.

O segredo da Strive CF 9.0 SL é a tecnologia Shapeshifter, um mola a gás que não apenas altera o curso da suspensão traseira entre 130 a 160mm, mas também a própria geometria do quadro, tornando-a ágil nas subidas como uma bicicleta de cross-country e eficiente nas descidas como não poderia deixar de ser uma autêntica ‘endureira’.

Construída a partir de um quadro full carbon totalmente feito na Alemanha, a Strive CF é equipada com o que há de melhor em sua categoria: grupo transmissor Shimano XTR de 2 x 11 velocidades, pedivela Race Face Next SL, rodas Mavic Crossmax XL, garfo amortecedor Fox Factory Float com canelas de 36mm e 150mm de cursoe amortecedor traseiro Cane Creek DB InLine.

O cuidado no acabamento e na apresentação impressionam. Vendida diretamente no website da empresa, a Canyon Strive CF 9.0 SL vem embalada em um case especial de madeira, cujo interior, além da bike, acomoda uma exclusiva bomba para suspensões, um protetor para quadros em vinil e, pasmem (!!!), um torquímetro para o correto aperto dos parafusos!

KTM Scarp 29

KTM Scarp 29
KTM Scarp 29

Famosa por suas motocicletas de altíssima performance, a austríaca KTM destaca-se pelo alto padrão de qualidade de suas bicicletas, sempre no característico grafismo na cor laranja.

Totalmente remodelada em relação aos modelos anteriores, a nova KTM Scarp possui como característica principal o amortecedor traseiro semi embutido no tubo superior, que faz com que a carga de impactos recebida pela roda traseira vá diretamente para o amortecedor – diminuindo o estresse dos stays da balança da suspensão, o que permite que os mesmos sejam mais finos, aliviando assim consideravelmente o peso final do quadro.

A bike vem equipada com grupo transmissor SRAM XX1 de 1 x 11 velocidades, amortecedor dianteiro RockShox RS-1 e traseiro Monarch XX-C. Freios Shimano XTR com a tecnologia IceTech, componentes Ritchey WCS de carbono e rodas DT Swiss montadas em pneus Schwalbe Thunder Burt deixam a bike com o peso final de apenas 9,8kg.

Giant Anthem Advanced 27,5″ 0

Giant Anthem Advanced 27,5" 0
Giant Anthem Advanced 27,5″ 0

Maior fabricante de bicicletas do mundo, a Giant foi uma das primeiras marcas a apostar maciçamente no formato de rodas 27.5 polegadas. O maior exemplo é a Anthem Advanced, uma full suspension que conta com o exclusivo sistema de suspensão Maestro, com 100 mm de curso e geometria voltada para a prática do cross-country.

A bicicleta é montada a partir de um quadro em fibra de carbono monocoque, equipado com transmissão SRAM XX1 de 1 x 11 velocidades, garfo dianteiro RockShox RS-1, amortecedor traseiro RockShox Monarch RL e rodas SRAM Rise 60. Seu cockpit é composto por guidão, mesa e canote em carbono produzidos pela própria Giant.

Yeti SB6C

Yeti SB6C
Yeti SB6C

“Berço de criação” de lendários mountain bikers como Missy Giove e John Tomac, o surgimento da Yeti Cycles se confunde com a própria história do mountain bike.

Revolucionária como sempre, a marca norte-americana desenvolveu em parceria com a Fox a tecnologia Switch Infinity, um inovador sistema de suspensão traseira que proporciona uma plataforma de pedalada com uma firmeza sem precedentes, mas que ao mesmo tempo possui uma excelente sensibilidade em terrenos irregulares e absorção de impactos de média e alta intensidade.

Equipada com esta maravilha tecnológica, a bicicleta de enduro Yeti SB6C é oferecida em diferentes configurações, sendo a topo de linha equipada com grupo Shimano XTR de 1 x 11 velocidades, amortecedor Fox Float X Factory DPS e rodas Enve M70 27.5″ com cubos DT-Swiss 240 e aros de carbono.

Pivot Mach 6 Carbon

Pivot Mach 6 Carbon
Pivot Mach 6 Carbon

Eleita pelo website Mountain Bike Review como a bicicleta de enduro mais versátil do mercado, a Pivot Mach 6 Carbon utiliza o exclusivo sistema de suspensão traseira DW-Link, que trabalha em conjunto com o amortecedor Fox Factory Kashima Float X para proporcionar 155mm de curso total.

Oferecida com diversas opções de configurações de componentes Shimano, que vão do grupo SLX ao eletrônico XTR Di2, a Mach 6 Carbon, em sua versão topo de linha vem equipada com garfo dianteiro Fox 36 Factory 27.5″ Kashima com 160mm de curso, pedivela Race Face Next SL 24 x 34, canote telescópico KS Lev Integra e rodas de carbono DT XMC 1200.

Niner RKT 9 RDO

Niner RKT 9 RDO
Niner RKT 9 RDO

Um dos primeiros fabricantes a apostar no desenvolvimento e fabricação de bicicletas 29ers em todo o mundo, a norte-americana Niner Bikes tem como modelo topo de linha a sua RKT 9 RDO, voltada para a prática de XC/Marathon. Em sua configuração mais cara, a bicicleta vem equipada com grupo Shimano XTR de 1 x 11 velocidades, suspensão dianteira RockShox RS-1 com 100mm de curso e odas Niner Carbon montadas em pneus Maxxis Ikon.

Orbea Occam AM M-Ltd.

Orbea Occam AM M-Ltd.
Orbea Occam AM M-Ltd.

Modelo topo de linha para utilização em All Mountain, a espanhola Orbea Occam AM M-Ltd. é um dos modelos mais versáteis em sua categoria. Leve, resistente e altamente manobrável tanto nas descidas como nas subidas mais técnicas, a Occam vem equipada com grupo Shimano XTR Trail de 1 x 11 velocidades, amortecedores Fox Float DPS Factory (traseiro) e FORKFox 34 Float Factory 140 (dianteiro) e rodas DT Spline XMC-1200, montada com pneus Maxxis. Como toda boa bicicleta de All mountain / Enduro, a Occan vem equipada também com canote telescópico RockShox Reverb.

Santa Cruz Nomad

Santa Cruz Nomad
Santa Cruz Nomad

Em sua terceira geração, a californiana Santa Cruz Nomad teve o ângulo da caixa de direção alterado para 65º, o que melhorou ainda mais suas excelentes características de dirigibilidade nas descidas. Seu curso de amortecimento, de 165mm é um dos maiores em sua categoria, tornando-a uma das bicicletas mais desejadas por todos aqueles que não temem descer morro abaixo em alta velocidade.

Em sua configuração mais cara, a Nomad vem equipada com transmissão SARM XX1 de 1 x 11 velocidades, amortecedor traseiro Rock Shox Monarch Plus (com opção para o modelo Rockshox Vivid Air R2C), garfo de suspensão Fox Float 36, freios SRAM Guide Ultimate e rodas compostas por aros Easton ARC 27 e cubos DT-Swiss 240s.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização