28 de março de 2024

Aplicativo calcula o comprimento da corrente

Chain Lenght Calculator utiliza a equação recomendada pela Park Tool para determinar quase que instantaneamente o tamanho ideal da corrente de transmissão da bicicleta

Um aplicativo para smartphones promete agilizar os trabalhos em oficinas mecânicas de bicicletas. Trata-se do Chain Lenght Calculator, que calcula em poucos segundos o correto tamanho da corrente de transmissão.

Em uma transmissão de bicicleta funcione corretamente, é necessário que a corrente tenha o comprimento correto. Uma corrente muito longa ou muito curta quase sempre resulta em problemas na troca de marcha, no desgaste prematuro de componentes da transmissão e em queda ou descarrilamento durante a pedalada.

Para determinar o tamanho correto da corrente, o Chain Lenght Calculator utiliza a equação recomendada por um dos maiores fabricantes de ferramentas para bicicletas do mundo, a Park Tool e também utilizada em nossa Calculadora de cumprimento para correntes de bicicleta:

L = 2 (C) + (F/4 + R/4 + 1)

L = Comprimento da corrente, em polegadas
C = Comprimento do chainstay, em polegadas
F= Quantidade de dentes da maior coroa
R= Quantidade de dentes do maior pinhão do cassete

Para facilitar a vida dos mecânicos e ciclistas entusiastas, o aplicativo, disponível até o momento na plataforma Android, requer apenas o preenchimento da dados como o tipo de transmissão (fixa ou com marchas), comprimento do chainstay e a combinação da relação.

Chain

As informações podem ser dadas em centímetros ou polegadas. De posse das informações, o Chain Lenght Calculator sugere o tamanho da corrente em número de links, cujo o excesso será retirado com o auxílio de uma chave de corrente.

Chain Lenght Calculator

Facilidade de uso
Preço
Utilidade

Excelente!

Ferramenta gratuita e extremamente útil para mecânicos e ciclistas entusiastas

Pontos a favor

  • Fácil de usar
  • Gratuito

Pontos negativos

  • Não existem versões para plataformas iOS e Windoes Phone

O aplicativo Chain Lenght Calculator é gratuito e pode ser baixado no site do Google Play. Para baixá-lo, clique no ícone abaixo:

google-play

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização